Um dos programas essenciais em qualquer sistema operativo, na minha opinião, é o monitor de sistema pois com ele posso controlar os consumos do processador, da memória, os serviços activos, pará-los ou matá-los, entre outras coisas. E se num PC doméstico, este recurso já é bastante útil, agora pensem qual a sua importância e utilidade num servidor!
E que monitores de sistema se tem num Linux com ambiente Gnome? Abrindo um terminal e escrevendo "top" aparece-nos imediatamente um dos mais conhecidos e populares:
Apesar de bastante útil, o "top" é um aplicativo muito simples, talvez até simples demais para muitos utilizadores. O "atop", Advanced Top, dá-nos mais informação do sistema além de que guarda dados até 28 dias por omissão para melhor visualizarmos a utilização do sistema desse período.
Uma variação do "top" é o "Htop", visualizador de processos interactivo. Mais apelativo à vista pois dá-nos a informação em modo colorido e os consumos de memória e CPU em modo gráfico. O Htop também nos dá a possibilidade de controlar muitas funções através das teclas "Fs".
Um top muito especial é o "Iotop": com ele pode-se monitorizar os I/O dos vários processos que estão a ser executados no momento:
E para aqueles que acham o terminal fora de moda, há sempre monitores de sistema gráficos como o System Activity Monitor do KDE acessível através do Krunner ou o Gnome System Monitor:
Se acharem que o aspecto da janela acima é um tanto old-fashion, então experimentem usar o lavaPS em que os processos são representados por fluídos numa lâmpada de lava:
Seja qual for o programa que preferirem, não deixem de ver e controlar o vosso PC!