13 junho 2015

Leitores de MP3 de vários tipos e a ordem com que tocam as musicas

Problema:
 Muitos dos leitores de ficheiros de música (mp3 e etc) não tocam as musicas pela ordem que é suposto fazê-lo, ou seja, mesmo organizando os nomes dos nossos mp3 por ordem alfabética, o leitor acaba por reproduzi-los por uma ordem errada e não pela sequência original do álbum... o que nalguns casos é bastante aborrecido ouvir um álbum desta maneira.

 Isto acontece porque muitos leitores (nem todos) têm sistemas muito simplórios que se limitam a reconhecer apenas o sistema de ficheiros FAT e a ler a tabela “fat” destes que passo a chamar de “índice” daqui em diante, e para além de software para descodificar os ficheiros mp3 não têm nada para organizar os ficheiros por ordem alfabética. Sendo assim estes aparelhos passam as musicas pela ordem que foram copiadas para a memória do mp3, pois o índice do sistema de ficheiros é actualizado a cada ficheiro copiado.
 Para complicar mais esta situação, os gestores de ficheiros e mesmo os comandos de copiar ficheiros não copiam os ficheiros de modo ordenado pelo nome como se pode ver no resultado do comando “cp” quando mandei copiar o conteúdo duma pasta:

«Epica/The Classical Conspiracy» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_07 Monatgues & Capulets.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_07 Monatgues & Capulets.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_05 Spiderman Medley.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_05 Spiderman Medley.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_06 Presto.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_06 Presto.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_13 Indigo.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_13 Indigo.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_16 Quietus.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_16 Quietus.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC2_08 Sancta Terra.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC2_08 Sancta Terra.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_03 Ombra Mai Fu.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_03 Ombra Mai Fu.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_17 Chasing The Dragon.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_17 Chasing The Dragon.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC2_01 Never Enough.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC2_01 Never Enough.mp3»
«Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_02 Dies Irea.mp3» -> «/media/095C-F963/Epica/The Classical Conspiracy/TCC1_02 Dies Irea.mp3»
….etc, etc, etc,

 Dá para ver que o comando copiou os ficheiros pela ordem 7, 5, 6, 13, 16, etc... e como resultado será por esta ordem errada que o leitor de mp3 irá reproduzir as músicas.

 Pesquisando por este problema encontra-se muita gente a queixar-se do mesmo e algumas pessoas chegam a afirmar que resolvem o problema copiando manualmente um ficheiro de cada vez, mas para quem tem um autorádio com cartão SD com mais de 2000 musicas gravadas, essa solução é completamente ridícula .
 Perdi várias horas a tentar uma forma de obrigar que a cópia de ficheiros fosse feita por ordem alfabética e sempre sem sucesso até que percebi que estava a ver o problema pelo lado errado:
 Como é normal, já outra pessoa teve este problema e escreveu um programa para o resolver, e a solução estava não no Google, mas sim no gestor de pacotes de Debian com o nome “fatsort”.
 O que o fatsort faz é muito simples e eficaz., limita-se a reorganizar a ordem de nomes no índice da memória do leitor, ou seja, a reorganizar o índice. Deve ser usado com o dispositivo desmontado e geralmente basta um “fatsort /dev/sdh1” apontado ao dispositivo correcto para cada caso.

 Num 1º teste com ele e usado a opção -l para apenas listar o ordem do índice obtive isto:
antes:
/kamelot/Haven/
Hv08 - End of Innocence.mp3
Hv07 - Ecclesia.mp3
Hv12 - Revolution.mp3
Hv03 - Citizen Zero.mp3
Hv13 - Haven.mp3
Hv10 - Liar Liar (Wasteland Monarchy).mp3
Hv02 - Insomnia.mp3
Hv05 - Under Grey Skies.mp3
Hv09 - Beautiful Apocalypse.mp3
Hv06 - My Therapy.mp3
Hv11 - Here's to the Fall.mp3
Hv01 - Fallen Star.mp3
Hv04 - Veil of Elysium.mp3

e depois do fatsort aplicado (o que foi quase instantâneo com mais de 1Gb de ficheiros no cartão)
/kamelot/Haven/
Hv01 - Fallen Star.mp3
Hv02 - Insomnia.mp3
Hv03 - Citizen Zero.mp3
Hv04 - Veil of Elysium.mp3
Hv05 - Under Grey Skies.mp3
Hv06 - My Therapy.mp3
Hv07 - Ecclesia.mp3
Hv08 - End of Innocence.mp3
Hv09 - Beautiful Apocalypse.mp3
Hv10 - Liar Liar (Wasteland Monarchy).mp3
Hv11 - Here's to the Fall.mp3
Hv12 - Revolution.mp3
Hv13 – Haven.mp3

 Desta maneira, o leitor de mp3 vai tocar as músicas pela ordem do índice que é a ordem correcta para passar o álbum.
 Todas as pastas foram organizadas alfabeticamente e também o conteúdo de cada pasta, então bastará aplicar o fatsort após cada alteração nas musicas do leitor para ficarmos sempre com as músicas correctamente organizadas.

 Já devem ter percebido que o comando “fatsort” corre em Linux, mas acredito que haja solução para Windows se pesquisarem por “organizar FAT por ordem alfabética” devem encontrar alguma coisa do mesmo género.

Cumprimentos
ArameFarpado

[+/-] Read More...

05 dezembro 2012

A ZON impinge serviço da Hotmail aos clientes




 
A ZON (antes Netcabo) ainda tem servidores próprios de email os quais estão em fase de serem desactivados, e têm estado a migrar todos os serviços de email do domínio @netcabo.pt para servidores da Hotmail.
Quem quiser comprovar e já tiver a sua caixa @netcabo.pt ou @zonmail.pt migrada para a chamada “Nova Plataforma baseada no Windows Live” pode fazê-lo da seguinte maneira:
Ao invés de ir ao portal
https://webmail.netcabo.pt
tente o portal
e insira lá as credenciais de autenticação de uma caixa @netcabo.pt
verá que tem acesso tal e qual como se tivesse acedido pelo portal webmail da netcabo.

Este conselho é para quem não usa a internet apenas para brincar e recebe “coisas sérias” como facturas e outras coisas importantes pelo email:
Ter o correio na hotmail é quase como tê-lo publicado num expositor público... o portal da hotmail sempre foi “manhoso” no que toca a segurança e privacidade. Como é obvio, não vou ensinar aqui como se lê correio alheio na hotmail, essa informação está disponível nas “zonas” do costume onde se pode encontrar muitas outras coisas que a maioria esmagadora das pessoas que usam internet nem sonham ser possível.
Eu próprio aprendi um truque facílimo (que me mostraram) de entrar em caixas hotmail sem a password, truque esse que baseava-se na exploração de um defeito na caixa de texto onde é suposto escrever-se a palavra-passe... este defeito esteve presente na hotmail durante anos até que alguém o corrigiu, só que não corrigiram todos os defeitos daquele portal/servidores.
A maioria dos utilizadores da MSN têm as suas contas MSN associadas a caixas da Hotmail (a própria Microsoft empurra os utilizadores para isso mesmo), e eu conheço vários adolescentes que se divertem a entrar na MSN pela conta de um outro amigo ou inimigo e arranjar confusões... e para entrarem na MSN pela conta de outro é preciso a password do outro, a qual dizem ser “fácil” de conseguir no portal da Hotmail explorando falhas na operação de recuperação das passwords que este portal possui.
Também conheço pelo menos duas pessoas que tiveram as suas contas Hotmail/MSN alteradas por outras pessoas.
Por tudo aquilo que já tive provas do que se consegue fazer na Hotmail, desde ler o correio sem a password até mesmo adquirir a password alheia, acho que posso afirmar que a Hotmail é um recreio para adolescentes que se julgam hackers tal como a rede undernet do IRC é um campo de treino para iniciados a hackers onde era tão fácil experimentar qual nuke desligava qual modem ou derrubava qual firewall.

A ZON ao estar a “obrigar” os clientes a usar estas caixas que podem até ter o domínio netcabo.pt ou zonmail.pt mas que estão nos mesmos servidores da hotmail, está a colocar em alto risco a privacidade dos clientes. Não estou a dizer que os antigos servidores da netcabo eram seguros, mas pelo menos esses não tinham defeitos de segurança conhecidos e publicados nas zonas obscuras da internet. O cliente ZON ao ter uma caixa destas poderá não ter problemas até um dia que alguém “engrace” com a sua caixa de email.
Com esta atitude, a ZON está literalmente a meter excrementos no prato para os clientes comerem. Se ponderarmos que a ZON recorre a um serviço gratuito e considerado por muita gente como medíocre para preencher um serviço que é pago pelo cliente, concluímos o quê?
Quem quiser caixas de hotmail pode sempre criá-las na página da hotmail, se alguém cria ou criou caixas da netcabo é porque não quer ou não queria a hotmail... mas a ZON quer que os clientes comam hotmail à força.

No caso de preferirem usar um cliente POP3/SMTP em vez de usarem a interface Web para usarem este serviço de email, então a coisa complica-se mais:
De modo semelhante a muitas outras incompatibilidades e conflitos criados propositadamente pela Microsoft, os servidores POP3 e SMTP funcionam muito mal com clientes não-MS... tive várias dores de cabeça a usar a nova plataforma de email da netcabo com o Thunderbird, kmail e evolution... pareceu-me que os protocolos usados não são 100% standards e estão afinados para o programa de mail do Windows Live... para quem não usa Windows, esta nova plataforma é um autêntico lixo.
Outra situação muito errada com estes novos servidores e o serviço POP3, é que pensando que estamos a transferir todo o correio para o nosso disco e ele fica apenas no nosso disco dentro do nosso computador como é comum numa relação cliente/servidor POP3, isso não acontece nas novas caixas da netcabo: Nas definições na caixa (apenas acedidas pela interface web) se escolhemos que fiquem cópias dos emails ao serem descarregados por POP3, estas cópias ficam numa pasta chamada POP, e se escolhermos que não queremos que fiquem cópias nenhumas, então estas ficam na pasta do Lixo, mas ficam sempre cópias desnecessárias que poderão ser lidas por outras pessoas e no mínimo ficam a ocupar espaço e chegam a provocar que a caixa fique “cheia” e atrofiada. Não consegui configurar o serviço de modo a não deixar cópias após uma descarga POP3.

Resta dizer que com isto a ZON caiu a pique na minha consideração.

ArameFarpado

[+/-] Read More...

10 junho 2011

Instantâneos de Lisboa

Por vezes encontro locais com vistas sobre Lisboa espetaculares. Deixo aqui umas fotos para apreciarem e, já agora, descobrirem donde foram tiradas estas fotos...


Alto dos Moinhos

Zoo e Twin Towers

Santa Maria

[+/-] Read More...

24 abril 2011

Uma perninha pelos Alpes... II

Segunda parte da minha perninha pelos Alpes e arredores...


Não podia deixar de experimentar esta iguaria suíça...
Fondue de Queijo de Gruyère


Alguém acha que eu falharia o chocolate??
Hora da prova de chocolates..


Foram quilos de chocolate que me passaram no estreito!!
Chocolates, toneladas deles...


Receita estranha esta servida em Genebra...
1/2 poulet à lá broche??


Mais fotos na minha conta no Ipernity

[+/-] Read More...

Uma perninha pelos Alpes... I

E como a vida não é só trabalho, estudo e ser governado por políticos incompetentes, aqui fica algumas imagens para vos alegrar o dia:


Aiguille du Midi
Aiguille du Midi



Vistas soberbas a 3800m de altitude
Vistas perto do Monte Branco



Ali, porra!! O Monte Branco é ali!!
Ali, porra!!


Tinha razão em gostar deste local...
Freddie Mercury


H.R.Giger
Museu de H.R.Giger


Mais H.R.Giger, pena o café ser fraco...
Bar do H.R.Giger, detalhe de perna de mesa


Parte II segue em breve....

[+/-] Read More...

11 fevereiro 2011

Mandriva 2010.2 - Gestor de pacotes crasha?

Boas

Se por acaso o vosso gestor de pacotes gráfico (rpmdrake) encravar no arranque com a seguinte sequência de erros:

invalid fullname at /usr/lib/perl5/vendor_perl/5.10.1/Rpmdrake/pkg.pm line 547.
standalone::bug_handler() called from /usr/lib/perl5/vendor_perl/5.10.1/Rpmdrake/pkg.pm:553
Rpmdrake::pkg::get_pkgs() called from /usr/lib/perl5/vendor_perl/5.10.1/Rpmdrake/gui.pm:627
Rpmdrake::gui::pkgs_provider() called from /usr/sbin/rpmdrake:760
main::__ANON__() called from /usr/lib/perl5/vendor_perl/5.10.1/rpmdrake.pm:416
rpmdrake::slow_func() called from /usr/sbin/rpmdrake:760
main::run_treeview_dialog() called from /usr/sbin/rpmdrake:803

é porque em princípio terão instalado um pacote vindo do arquivo backports que tem estado danificado.

Para resolver o problema, vão a
ftp://mirror.tuxinator.org/MandrivaLinux/official/2010.2/i586/media/main/release/
e descarreguem o pacote perl-URPM-3.35-1mdv2010.1.i586.rpm para uma pasta qualquer no vosso pc.
Nessa pasta abram uma linha de comandos (F4 no Dolphin) e elevem a root para executar estes comandos:

rpm -e --nodeps perl-URPM

rpm -i perl-URPM-3.35-1mdv2010.1.i586.rpm

feito isto, terão de novo o rpmdrake a funcionar, e depois tenham cuidado com a actualização deste pacote, não deixem a versão do backports entrar.

ArameFarpado

[+/-] Read More...

22 outubro 2010

Broadcom STA Wireless drivers no Ubuntu 10.10

Este post é uma dica para a "geral" e um "remember" para mim, em particular. Tive algumas dificuldades em configurar o sistema wireless no HP G62 A40 com o Ubuntu 10.10 Maverick, embora o wireless funcionasse na perfeição em modo LiveCD com os drivers proprietários. Tentarei explicar como o fiz nas duas situações.

Em modo LiveCD basta aceder a Sistema > Administração > Drivers Adicionais e activar o Controlador Broadcom STA para que o chipset BCM4313 usado no sistema wireless deste HP funcione na perfeição:


Após o Ubuntu Maverick instalado, o sistema wireless deixa de funcionar por conflito entre os drivers instalados. Tentando o mesmo processo de activar o driver proprietário como acima mencionado, dá erro e aponta-nos para um ficheiro de log do joker. Ou seja, dá merda!
A solução que arranjei foi procurar no Synaptic por todos os pacotes instalados relacionados com Broadcom e desinstalei-os. Reboot na máquina e instalei os pacotes abaixo. Novo reboot e voltei à carga com os drivers adicionais (Sistema >Administração>Drivers Adicionais) e então, o Ubuntu consegue ir buscá-los sem o tal erro. E só assim deu, pois doutra maneira aparecia sempre o tal erro do Joker!



E mais um pequeno conselho: não tentem instalar os drivers proprietários da ATI/AMD se não quiserem ficar sem o X a trabalhar...

[+/-] Read More...

29 julho 2010

Jamaica, no problem!

Bela vista

Tomara o Algarve ter uma água quentinha como esta.....



Relax

Relax......



A Spliff a day, keeps the doctor away

Se calhar até tem razão....



Vendendo erva

Qualquer lugar é bom para vender os produtos regionais... :)



One dollar....

Miúdos pedindo esmola por debaixo do portão. A necessidade obriga....

[+/-] Read More...

19 julho 2010

Em directo na TVI

Praia Coca Gala

Tipo desaparecido na praia da Coca Gala! Terá sido por overdose?

[+/-] Read More...

21 junho 2010

Uóte da faque?! Deletando????

"Deletando", gerúndio do verbo "deletar" cujo significado ainda estou para descobrir...


Deletando????

Não sei qual a pior tradução, esta em que se conjuga o famoso verbo "Deletar" ou a do "leiáute".....



Ps.: Janela de importação de fotos do programa gThumb.

[+/-] Read More...