29 abril 2006

Como se iniciar no vício do Linux, para os viciados do windows


Aparecem inúmeras vezes pessoal nos newsgroups, fóruns, etc, dizendo que estão fartos do windows, fartos de erros, fartos de vírus e vem com perguntas sobre que distro devem usar para quem se muda do windows para linux, se o linux tem msn, se dá para usar o emule, como fazer para usar o outlook express, qual o melhor anti-vírus para linux, como se faz para desfragmentar o disco, etc, etc...
Com este tipo de utilizadores, não se pode aconselhar uma qualquer distro para usar e empurrá-los para o linux, pois o choque é enorme e ao fim de alguns minutos estão de volta ao familirizado sistema operativo windows e conformando-se com ele, visto o linux ser "esquisito e dificil"...

Primeiro deve-se explicar o que é o GNU/Linux! Não é apenas outro sistema operativo com montes de programas! GNU/Linux é muito mais que um monte de linhas de código. É uma filosofia de vida, é um estar sempre a aprender e a ensinar, é partilhar! É o não querer ser encaminhado por outros, é ser muitas vezes a ovelha negra do rebanho, é o querer ser o dono do nosso pc! É quase como mudar de religião, por isso, convem ter calma na mudança, ter espírito aberto, interiorizar-se que irá ter problemas que nem sempre são de fácil resolução e ter plena consciencia que o Linux vicia!

Aconselho para começar, a usar programas da comunidade de código aberto no windows, como irfanview, gimp para imagem, media player classic, vlc, mplayer, freeamp, foobar2000 para video e audio (aqui uma lista de productos, suas caracteristicas e comparações); firefox, pan, thunderbird, sylpheed-claws, filezilla para navegar, newsreader, mail e ftp. Openoffice, abiword, scite ou notepad ++ para suite de escritório e editores. Amsn, gaim, miranda e jabber para mensagens instantaneas. E para cada função há sempre, muitas vezes, mais que um programa open-source disponível. É só procurar e usar, a comunidade agradece.

Depois de aprender a usar estes programas, ir descobrindo as suas potencialidades, procurar outros que possam ainda melhor satisfazer as suas necessidades, está então na altura de começar a usar livecds de linux. Com eles tem-se uma boa entrada ao mundo do GNU/Linux, não instalam nada no disco e são uma boa ferramenta até para recuperar outros sistemas operativos avariados. Aconselho a usar knoppix, kurumin, ubuntu, mandrake one ou mepis entre outras. Mais ainda, com os livecds dá para conhecer e optar pelo ambiente de trabalho que mais agrada, qual tem os melhores pacotes e as melhores ferramentas, etc.

Convem e muito, procurar informação sobre linux, ler artigos, livros, frequentar fóruns, etc. Um bom local onde muitos artigos e dicas com muita utilidade estão disponíveis para quem quiser é no Guia do Hardware. Mas existem muitos locais onde procurar mais informação, e inclusivé, nos sites dos distribuidores é comum terem fóruns de ajuda aos utilizadores para solucionar problemas com a distribuição em causa. Se for possível, arranjar revistas dedicadas ao linux é sempre uma mais valia. Por cá não há nenhuma que seja produzida em portugal, mas arranja-se sem dificuldade a Linux PC Master ou Linux Magazine brasileira embora com meses de atraso ou então a Linux Magazine inglesa, Linux Format e mais umas quantas espanholas já actuais. Tambem está disponível a TuxMagazine em ingles no formato pdf à borla todos os meses para quem quiser..

Após este passo, é começar a instalar uma distribuição e ter outras à mão para tambem testar, num disco à parte ou num pc separado, caso seja possível. Deve ter-se a noção que o mais certo será que a primeira distribuição instalada não nos irá satisfazer totalmente. Uso Debian e mesmo assim ainda devo mudar para Ubuntu, é típico num linuxer nunca estar satisfeito...
Se for instalado no mesmo pc, fica-se com dual boot e enquanto se mexer no linux, deve-se resistir à tentação de voltar ao windows para abrir um certo programa ou ver um certo ficheiro. Até porque no linux tambem tem outros programas que fazem o mesmo e é possível acessar os discos onde está instalado o windows por montagem dos mesmos no linux ou via samba, caso seja em pcs diferentes.

Se se seguir estes passos todos, a habituação será lenta mas mais fácil e podem ter a certeza que aprenderam muito mais e com muito mais utilidade, do que seguir wizards dos programas no windows. Quando aqui chegarem, olhem para trás, para o tempo em que só mexiam em windows xp e surpreendam-se como, na verdade, em windows não se aprende nada......

Categorias:

2 comentários:

Legal, muito legal (de verdade). Concordo com tudo que escreveu. Mas eu tenho uma pequena correção: o irfanview é freeware não opensource!. De qualquer forma o post está ótimo, e até a recomendação do irfanview não é algo ruim, ao contrário.

Hum... Não é tão difícil assim. Mas penso que o Linux ainda tem que:
* Tornar o suporte de hardware mais fácil - em quase todas as migrações há algo que encalha. Não é culpa do Linux, mas é um facto!
* Criar documentação especificamente para principiantes e centralizada num único sítio de forma organizada - Aqui a comunidade poderia fazer muito mais do que tem feito. Veja-se o exemplo da Wikipédia, mais de 1 milhão de artigos em Inglês num único sítio.

Até lá o principiante poderá colocar a sua máquina em Dual Boot. Foi assim que começei com o Mandrake, numa altura em que ainda não tinha Internet em casa.

Como não sou informático e não sei ajudar no hardware, faço a minha parte na Ubuntupédia.

Saludos.