27 maio 2006

Desculpas....

Em fóruns ou em comentários que são dados a notícias em que se coloca a questão do linux versus windows, tenho encontrado várias desculpas dos utilizadores windows para justificarem a acomodação a esse sistema operativo. Fazendo um exercício de memória, nos primeiros anos o linux não era testado nem instalado pela esmagadoria dos utilizadores porque era coisa de geeks universitários, algo amador apenas para estudo.
Depois não prestava ainda, porque era muito díficil de instalar, muito complicado, instalação em modo texto e como tal uma boa desculpa para não mexer.
Já quando era mais fácil de instalar que o windows, ainda não chegava porque havia muito hardware que não era suportado, e tinha-se de compilar, e etc e como tal, deixa-me cá estar no windows.
Veio a revolução knoppix e com outras distribuições igualmente fáceis como o kurumin, e acabando por agora no ubuntu, em que é oferecido a quem quiser um sistema operativo completo, recheado de programas e acesso a mais de 16.000 programas do mundo debian, e grátis, e... "pois, mas há falta de software específico....."
Daqui a uns 2 anos, com o linux à disposição de toda gente, grátis, práctico, cheio de programas, aparecerá outra desculpa: "pois, mas há tantos e com tanta variedade que fico baralhado com o que escolher e por isso deixo-me estar no windows..."

Mas afinal que software específico é que ainda não há no linux? Existem milhares de pessoas por esse mundo fora, que fazem tudo e mais alguma coisa em todo o tipo de trabalhos e não necessitam do windows nem dos programas que nele trabalham, que raio de programas ainda faltam no Linux? Será o Photoshop? Mas quem precisa disso havendo o gimp? Macromedia? Existem outros, não tão bons é certo mas é dificil não chegarem para o que é preciso e ainda há o wine que pode emular os dois programas aqui referidos no linux. Autocad? Existem vários programas de cad em linux, inferiores é certo mas muitas vezes chegam e parece que o proprio autocad tambem a curto prazo terá versão em linux. Só espero que não se refiram ao IE ou o WMP que faça falta em linux.

Parece-me isso sim, é que o pessoal está habituado demais a programas que correm só em windows e esperam encontrá-los todos em linux, incluindo anti-vírus, adwares, desfragmentadores, etc e, em especial quem nunca mexeu, encontrar um sistema exactamente igual. E como não é, tem de se arranjar uma desculpa. Não sou fanático, até tenho um caixote com um windows 2000 onde faço experiencias, jogo por vezes um joguito, converto uns filmes, mas normalmente apenas lhe acedo via rede a partir do linux. Gosto de conhecer os pontos fracos e fortes dos dois, embora não tenha tido sucesso na procura de pontos fortes no windows, mas prontos...

Mas custa-me ver o pessoal e a imprensa a falar do produto windows vista, um sistema altamente consumidor de recursos de hardware e em que as novidades são já sobejamente utilizadas noutros sistemas operativos há anos. Efeitos de sombra, 3D? Experimentem o fedora 5, e basta um processador a 1Ghz com 256 de RAM para funcionar bem. A microsoft impinge um produto qualquer rasco e vai tudo atrás, como um rebanho de ovelhas....e depois vem-se com desculpas que no linux....

Categorias:

comentários:

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»