02 maio 2006

Funções ZZ

Não! Não tem nada a haver com dormir! São cerca de 50 aplicações que podem ser usadas na linha de comandos de *nixs (linux, bsd, cygwin, Mac OS X). Podem fazer cálculos e conversões, manipulação de arquivos ou de dados ou consulta a sites da internet.
O autor deste trabalho é um tal de Aurélio Jargas Marinho que criou estas funções para uso com a shell Bash e são consideradas geniais. Elas podem ser chamadas directamente a partir dum prompt de uma shell bash para fazer servicinhos muito uteis.

Exemplos das funções zz podem ser a consulta ao serviço de dicionários Babylon para tradução de palavras, calculadora, cotação do dólar, conversão de arquivos para o formato unix e Dos.
Para serem chamadas na linha de comandos basta algo como: zzajuda, zzarrumanome, zzbeep, zzbugzilla, zzchavepgp, zzcores, zzdolar, zzdominiopais, zzlinux2dos, zzmaiores, zzcalcula, zztrocaarquivos, zztrocapalavra, zztrocaextensao, etc

Com o sucesso das funções zz, Henrique Cabral desenvolveu uma interfaze gráfica, a ZZ Online, que se liga a um webserver para trabalhar com as ditas funções. O ZZ online é escrito em C# e utiliza o .NET da microsoft, por isso implica puxar o .NET Framework da microsoft... Já tou a ver muita gente a torcer o nariz por causa deste pormenor do .NET.. Mas isto é só para quem usa windows e gosta de brincar com ele.

Fontes: Funções ZZ, ZZ Online



0 comentários: