01 maio 2006

How-to para cameras digitais

Venho escrever hoje sobre um assunto que deixa ainda muita gente cheia de dúvidas: como usar a máquina fotográfica digital em Linux. O necessário é ter um pc com linux além duma camera digital. Agora sendo mais pormenorizado, as cameras digitais costumam ligar-se aos pcs pelo USB, assim é necessário que o linux venha preparado para trabalhar com os drivers/módulos USB, ter o hotplug instalado, coisa que, qualquer distribuição hoje em dia e em especial com o kernel 2.6, vem apetrechada e automáticamente é instalado.
O pacote mais importante é gphoto2, pois com ele dá para fazer tudo via linha de comandos. O gtkam é um GUI para ele e encaixa perfeitamente no Gnome. Para trabalhar no KDE é necessário o Konqueror e o Kamera, como o primeiro vem quase sempre instalado por omissão, só se instala o segundo aplicativo. Indo à parte difícil de instalar programas:

#apt-get update
#apt-get install gphoto2 gtkam kamera

Depois desta parte dificilíssima para qualquer utilizador do "outro" sistema operativo, liga-se a maquineta digital ao USB e abre-se o gtkam. Após instalado, no menu Gnome estará em Gráficos > gtkam. Começa-se por adicionar a camera, clica-se em detectar e se for detectada aparecerá à esquerda uma entrada com o nome da camera. Feito! Já pode descarregar as fotos.
Caso a camera não seja detectada, selecione a camera na lista e em princípio aparecerá à esquerda na barra lateral. Pode confirmar se a sua máquina está na lista das cameras suportáveis no site da gPhoto.
O gphoto não reconhece o modelo da sua camera? Abra uma consola e digite:

$gphoto2 --auto-detect

Assim aparecerá as características e tipo de ligação da mesma.
Tambem se pode descarregar as fotos sem programas gráficos, nada como a simples e poderosa consola:

$gphoto2 --get-all-files

No KDE dá-se um saltinho ao Kcontrol, periféricos, camera digital, adicionar. Regressa-se ao konqueror e escreve-se na barra de endereços: "camera:/" ou "media:/", e em princípio aparecerá as fotos da sua camera na janela do konqueror.

Se mesmo assim a sua camera se armar em difícil, volta-se à linha de comandos e no caso da camera estar ligada no device "/dev/sda1", digita-se:

#mount /dev/sda1 /mnt

Para ver o que está ligado no USB:

#dmesg | grep sd

No meu caso com uma camera Canon Powershot A95, foi só instalar o gphoto2 e o gtkam no meu Debian, ligar a camera e abrir o gtkam! Ficou tudo disponível. Numa máquina com windows, fui obrigado a instalar dezenas de megabytes, vários aplicativos que vinham junto com drivers e que não faço ideia para que servem ou o que fazem e vários reboots para conseguir aceder às fotos. De longe, foi muito mais rápido e simples colocar a camera a funcionar no linux e sem drivers do fabricante, do que fazer o mesmo no windows.

Categorias:

0 comentários: