08 maio 2006

Ler e pesquisar nunca fez mal a ninguem!

Tenho tentado ouvir e perceber os problemas e dificuldades do pessoal que quer mudar-se do windows para o linux e por vezes encontro coisas que não esperava.
Tenho um amigo que mal trabalha num pc, limitando-se a navegar e a ler uns mails, embora com poucos conhecimentos, não é "burro". Dei-lhe um pack do ubuntu, um knoppix e um kurumin para saborear o doce sabor do paraíso e poder testar a sua máquina e conhecer ambos os windows managers (kde e gnome) que os livecds tem. Ficou encantado com o ubuntu, com a velocidade, a qualidade de programas e a sensação de segurança que há muito perdera com o windows. Pesquisou no cd e nos foruns do ubuntu além do muito instrutivo Guia do hardware e preparava-se para substituir completamente o sistema operativo residente no seu pc.

Noutros casos, mais vulgares, o vício do windows já esta tão emprenhado no utilizador que cria os mais variados anticorpos ao linux:
  • É difícil instalar programas!
  • O linux não tem photoshop
  • Se não dá para instalar o emule bowlfish então não serve
  • Meu modem superultramega USB não funciona em linux!
  • Como instalo o HL2?
  • É dificil encontrar documentação e apoio para Linux!
  • Como instalo o msn?
  • E o antivirus? Se não há antivirus decente, linux não presta!
  • Há programas para remover adware no Linux?
  • Instalei linux numa partição àparte e agora o ficheiro hhffdd.doc n'Os meus documentos do windows não abre! Foi o linux!!
  • etc, etc, etc...
Concluio que quando o pessoal não tem vícios no windows, facilmente passam para o linux e mesmo sem grandes conhecimentos, não se queixam que usar o linux é complicado, difícil ou algo só para maluquinhos dos pcs!
No segundo caso parece-me que o pessoal que tanto demorou a aprender alguma coisinha no windows, tenha dificuldade em abrir a mão do que sabe e se meta em algo quase novo onde tenha de recomeçar a aprender quase tudo.

Pessoal, para começar a usar o Linux deve-se ler um pouco, acreditem que não faz mal!! Ler e pesquisar nunca fez mal, muito pelo contrário! Para quem gosta do irc, no servidor Freenode encontra centenas de salas dedicadas a imensas distribuições de linux e em várias línguas, com pessoal pronto a dar uma ajudinha.
Na net, e fazendo uma busca por Linux no google encontra-se logo 1.180.000.000 resultados!! É muita coisa! Claro que a maior parte tem pouco interesse mas há muitos sites com imensa informação e de qualidade, incluindo livros grátis para imprimir. Volto ao site Guia do Hardware ou o projecto de documentação Linux, são sites muito valiosos!
Local não muito frequentado mas que é muito bom para pedir uma ajudinha são os newsgroups. Para aceder aos mesmo basta o thunderbird, outlook express (que vivamente NÃO ACONSELHO) pan, knode, etc.. e conforme o ISP que utilizem, basta configurar o cliente de news com o servidor ( news.netcabo.pt, porta 119 no caso da netcabo) e depois adicionar os grupos respectivos que no caso de Portugal é o pt.comp.so.linux .
Mas existem mais de 40.000 grupos internacionais sobre todos os assuntos, logo é só escolher os que podem interessar, Caso se interessem por kde, ou debian, ou grupos que falem portugues, mesmo que brasileiro (excelentes, por sinal) é só procurar e em segundos fica-se com acesso a milhares de questões, respostas, dicas, dúvidas, etc, etc...

" O díficil é aprender a ler, o resto está escrito!"
Categorias:

0 comentários: