31 julho 2006

Symphony OS, um SO realmente diferente...

Symphony OS é sem dúvida um dos mais originais GNU/Linux para desktop, hoje em dia. Em vez de se aceder às aplicações ou outros locais por menus em cascata, ele usa desklets que não são mais do que ferramentas fixas no desktop para lançar software, aceder à web, procurar ficheiros e tudo o resto que o utilizador necessite. Claro que a parte fundamental neste SO que lhe dá a diferença e originalidade em relação a outros, é o uso do desktop manager Mezzo. O Mezzo não tem deskbar (barra de acesso a ferramentas no desktop) e se uma aplicação for minimizada, ela perde a focagem, transforma-se num ícone ou numa miniatura na parte inferior do desktop. Para aceder a outros desktops virtuais basta clicar nos ícones que se encontram nos cantos do desktop.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Symphony OS é baseado no Debian (sempre o grande Debian) e tem outra particularidade interessante, uma ferramenta gráfica para instalar software extra de nome "one-click-software".

Sem dúvida um SO diferente que merece ser testado. O site tem estado embaixo devido a problemas técnico$, portanto é aguardar um pouco...

Links: Screenshots, homepage.

0 comentários: