26 julho 2006

Wikimedia Commons, à sua disposição

Já não vos aconteceu procurar por uma imagem para colocarem no vosso site e não saberem se ela está protegida por direitos de autor? Ou colocarem um ficheiro de media mas ficarem sempre na incerteza se esse media pode ou não ser publicado? Pelo menos comigo já aconteceu mais que uma vez. Aconselho então a usar o Wikimedia Commons que é um repositório central com mais de 700.000 ficheiros de media completamente livres para serem usados devido à licença Creative Commons, GFDL ou de domínio público.

Aqui pode-se encontrar imagens, videos e sons que qualquer um pode usar no seu website, trabalho escolar, enfim, para o que quiser. Seja música de Chopin, Vivaldi, discursos, pinturas de Leonardo da Vinci, uma imagem animada do ADN, um esquema eléctrico, um mapa duma cidade, etc...

E como nisto de software livre, open source, o "partilhar" é muito importante, estão já convidados a fazerem uploads do que quiserem, caso o desejem, claro. E tal como na Wikipedia, é um site em MediaWiki, o que permite adicionar, alterar, editar ou categorizar media.
Naveguem até lá, usem e abusem, e adicionem aos bookmarks.

Fontes: Wikipedia, Lifehacker
Categorias:

0 comentários: