05 agosto 2006

10 pequenas coisas que tens de saber sobre o Linux.

Bom, estás com um pc à tua frente e finalmente conseguiste instalar uma distribuição de Linux. Tiveste algum trabalho com a resolução do monitor e se calhar até com a placa de som, mas conseguiste! E vais começar a usar um verdadeiro sistema operativo, que realmente te dá poder sobre todo o teu pc. Então este artigo é para ti. São dez pequenos itens que deves ter em conta agora que te vais iniciar neste SO.
Reboots não são procedimentos standards dos sistemas operativos! Se uma aplicação deixa de responder, bloqueou ou algo semelhante, o sistema continua a trabalhar na boa. Minimiza-a, ou mata-a com o xkill, mas não precisas de fazer reboot. O mesmo se aplica com updates do sistema, instalação de programas, excepto com upgrades do kernel. Aquela mensagem "You must restart your computer for the updates to take effect" é coisa do passado.
  1. "It is recommended that you close all apps before proceeding". É outra mensagem que deixarás de ver. Podes continuar a ouvir música, ver um filme, fazer um download e gravar um DVD, tudo ao mesmo tempo. O linux é um sistema multitarefa, não um falso "multitarefa" como no outro sistema operativo que te deixa o rato pendurado quando está a fazer mais que um trabalhinho...
  2. Não precisas de renovar as licenças ou voltar a crackar, os teus antivírus, adwares, antitrojans, firewalls. Vais ter de arranjar outra maneira de gastar o teu dinheiro... E sabes que quando te ligares pela primeira vez à net, podes ficar descansado que nenhum malware te cai em cima, o mesmo já não se pode dizer do "outro"...
  3. Uma distribuição de linux vem cheia de centenas de aplicações para tudo e tendo ligação à net, acesso a milhares de outras aplicações. Por isso não se veem programas à venda nas lojas pra linux, os cds/dvds de linux vem cheinhos de aplicações!
  4. Acabou o andares à procura da chave do programa no cd, de correres os keygens, navegar ao astalavista à procura dum crack. Enfim, tens de usar o tempo que perdias com isso noutra coisa....
  5. Autoconfiguração. Após comprares aquele chave USB ou aquela impressora (não esqueças de verificar se é compatível com linux), basta ligares a mesma ao pc e começar a usá-la. Aquela triste estória de carregares os drivers do cd, reboot, carregar a aplicação que controla o dispositivo do cd, reboot, aceitares umas 10 caixas de direitos e restrições e só no fim poderes usar o tal dispositivo são coisas tenebrosas do passado e do outro "sistema operativo".
  6. Esquece de ires procurar por programas que libertem memória RAM, que façam limpeza do registry, com o objectivo de acelerar o pc porque ele pode ficar lento após instalar uns milhares de programas e desinstalá-los a seguir. Com o linux estás à vontade para instalares e desinstalares o que quiseres, quantas vezes quiseres, o sistema é sempre rápido e não fica corrompido.
  7. Desfragmentar o disco. No linux não existe programas desses, porque a desfragmentação é irrisória nos sistemas de ficheiros deste sistema operativo, talvez 2% num disco sempre a trabalhar....
  8. No menu de aplicações de Gnome ou KDE vais encontrar as aplicações agrupadas por termos lógicos como "Sistema", "Internet" ou "Gráficos" e não aplicações misturadas por todo o menu porque o fabricante achou ser correto assim. E depois aparecem menus sem lógica como este: "Start>Programas>Elaborate Bytes>Clone DVD2>Clone DVD2". Até parece que toda a gente sabe que o Clone DVD está directamente relacionado com o Elaborate Bytes.
  9. O mais importante: o computador é TEU! Não precisas de telefonar para uma qualquer empresa que te vendeu o software a pedir autorização para que ele funcione! E sabes que não tens programas escondidos que te espiam e vão fazer queixinhas do que tens instalado e dos teus hábitos a quem te vendeu o software. E sabes que nenhum programa que tenhas instalado no linux precisa de se ligar à net para se validar com o seu servidor. E podes trocar de motherboard, placas gráficas, dezenas de discos no teu pc, que o sistema operativo nunca te vai dizer que precisa de nova autorização do seu fabricante para poder continuar a trabalhar... O computador é mesmo teu, tal como os programas e és livre para fazeres o que quiseres!

Categorias:

0 comentários: