24 agosto 2006

Get the Facts: Software opensource continua à frente do software proprietário...

Muitas vezes nas discussões de software proprietário versus software aberto, alega-se que no software fechado apenas a empresa/programadores que o construiram é que sabem como ele funciona, e podem resolver bugs ou desenvolver correções melhores e mais rapidamente que os programadores do software aberto, porque entre estes reina a anarquia, não há controle nem necessidade de atingir prazos ou objectivos.

Get the Facts: No dia 8 de Agosto a Microsoft lança um pack de correções para vários problemas de segurança e outros mais simples do windows. Descobre-se depois que afinal essas correções eram incompatíveis com o internet explorer, levando-o a bloquear. Entretanto descobre-se que afinal essas correções tinham tambem problemas que permitiam alguem mal intencionado a conseguir o controle total remoto de toda a máquina!! Neste momento quem tenha o windows xp com o sp1 e feito o microsoft update está completamente vulnerável a quem desejar entrar na sua máquina.

Vai daí que a microsoft e seus esclarecidos programadores desenvolveram uma nova correção para a correção anterior de modo a impedir que o internet explorer bloqueasse, mas foi adiada devido à descoberta da tal brecha gigantesca de segurança, evitando assim que não fosse lançada uma outra correção para a correção da correção dos problemas do windows....

Get the Facts: A distribuição Ubuntu lançou uma actualização do seu pacote X-server, o tal que controla rato, teclado, monitor, placa gráfica, mas que afinal deu barraca deixando muitos utilizadores com o monitor com o fundo a preto e umas letrinhas brancas nele, tipo consola em full screen :). Em menos de um dia este bug estava completamente corrigido e disponível para toda a gente!

Conclusão: várias cabeças agindo de forma "anárquica", sem controle nem necessidades objectivas de cumprimentos de prazos, tinha resolvido o problema do lado do software aberto, enquanto que do lado negro, agindo de forma centralizada como é próprio do software proprietário, ainda não conseguiram libertar as soluções para os problemas que criaram!

Fontes: Info online

2 comentários:

Começo a pensar que o mau feito é doença.. também tens!

O meu inglês é mesmo mau! Não é que eu não tinha percebido que eram três falhas mas apenas duas!

obrigado! sinto-me elucidado!

PS.: Bom blog! Linkado!

O teu artigo sobre as falhas está muito bom, cheio de ironia como gosto. Se calhar o pessoal lá na microsoft ainda percebe menos de programação do que tu de ingles...

PS.: Já foste linkado há muito....