01 agosto 2006

Screencasts valem mais que muitas palavras...

Precisas de mostrar teu novo SO, mostrar a alguem como se faz um determinado procedimento com uma aplicação, abrir janelas, alterar configurações, numa palavra: demonstrar! Se a demonstração for feita apenas em texto, terá de ser longa, muito bem explícita e demorada. Se for em printscreens, terão de ser muitos para que nada falhe. Porque não fazer um screenshot em vídeo? Afinal uma imagem em vídeo vale mais que mil palavras! Um exemplo concreto de vídeos de demonstração são os que podem ser encontrados no OSvid. Cliquem numa imagem e aguardem um pouco que o vídeo carregue.
As soluções/aplicações para fazer os screencasts em Linux vão crescendo e melhorando de dia para dia e cada uma com uma solução diferente para a sua realização. Ora pode ser em xvid, em flash, em gif ou em ogg, é à vontade do utilizador! Vou falar um pouco sobre algumas.


  • Xvidcap. Foi a primeira aplicação que experimentei, ainda num Knoppix que muito me ensinou. Esta aplicação captura todo ou parte do ecran em frames individuais ou em vídeo MPEG. Tem várias opções de configuração que convém testar antes de o usar na perfeição.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Links: Screenshots e demonstrações. Download. Para os utilizadores de Debian convem adicionar este repositório no sources.list e depois é o usual, apt-get update && install xvidcap:

http://www.jarre-de-the.net/computing/debian/


  • ScreenKast. Outro programa que captura o ecran e exporta em vídeo. Tem tambem a particularidade de trabalhar como um programa cliente para o website captorials.com o que permite partilhar as tuas capturas com outros utilizadores.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Links: Screencast, download


  • Vncrec. Um pequeno programa que grava e faz de player em sessões de vnc. Esta aplicação para trabalhar necessita do Xvnc, e não deve ter problemas em trabalhar com qualquer vnc server, como o Realvnc.

Link: Download e screencast.



Link: Download e screnncasts.


  • Wink. Um programa comercial mas freeware. Este programa alem de capturar o ecran tambem grava o aúdio e exporta as suas capturas para o formato Shockwave Flash, pdf, ficheiro executável (exe), html. Para além disso, dá para adicionar caixas de diálogo, botões ou títulos, tornando-se um aplicativo muito completo.











Links: Sreencasts e downloads.


  • Istanbul. Um aplicativo minorca feito para o ambiente Gnome. Quando chamado a trabalhar, aloja-se junto ao relógio na barra de ferramentas e tem poucas opções de configuração mas são as suficientes. Quanto ao output, é no formato ogg de modo que as capturas embora longas em tempo, não são grandes em espaço ocupado em disco.











Link: Screencast e download.


  • Byzanz. Outro pequeno programa que fica alojado na barra de ferramentas do Gnome como um applet, poucas configurações e tem o formato gif como output.

Link: Screencast e download.



Link: Screencast.


Categorias:

3 comentários:

Cara muito legal, só faltou vc dar sua opnião de qual vc usa ?

Istanbul e xvidcap.

Existe também o recordMyDesktop.

Se quiseres uma review, há uma na revista programar, edição nº6 (www.revista-programar.info).