17 agosto 2006

Sites, TVs, ads e adblock...

Ao ler uma crónica no The Independent sobre a necessidade dos sites terem publicidade para se autofinanciarem deixou-me a pensar. A verdade é que a publicidade é intrusiva, torna mais lenta a navegação, é chata, por vezes o código dalguns ads é mal feito e provoca o crash do navegador. Quando vejo TV, felizmente cada vez menos o que é de louvar, estou constantemente a fazer zapping porque me irrito com a publicidade. Não a quero ver, mudo de canal e assim por diante até desligar a TV. Numa das passagens do artigo dão-me razão quanto a isso:
-"My mum gets annoyed by all the flashing ads urging her to buy cheap flights,..."
-"Readers seem most irritated by the ones that pop up when you least expect them. "One Condé Nast site has ads which periodically appear over the text," writes Jenny Grimm, "and getting them to disappear again isn't always straightforward."

Tal como faço zapping entre canais para me ver livre da pub, uso o firefox com o "pop up blocking" activo e o excelente plugin "Adblock". E realmente os sites ficam mais limpos, mais rápidos e o browser mais estável bem como a própria máquina. O autor do artigo, Rhodri Marsden, tambem se refere ao uso do adblock como sendo tão eficaz, que há sites que já exigem que para usar os seus serviços devem deixar de o usar, porque ao não conseguirem publicitar deixam de ser rentáveis:
-"Users of browsers such as Apple's Safari have long had the option to stop certain kinds of pop-up windows appearing, but a more recent extension for Firefox called Adblock filters out nearly all advertisements, and is increasing in popularity. "It's indispensable," writes Ant Chapman."

E continua:
-"Adblock has caused consternation for certain web-based businesses who depend on advertising for survival; blogging site LiveJournal altered its terms and conditions to stop people using the site with Adblock turned on..."

Se eu gosto dum determinado programa num canal mas ela passa publicidade descontroladamente como acontece com a SIC, TVI ou a RTP em menor escala, eu prefiro não ver o programa e mudo de canal. Se ele se queixar que terá de deixar de emitir e fechar portas se o tele-espectador não ver a publicidade, tenho pena, mas por mim pode fechar! Realmente para aquilo que transmitem, canais como SIC e TVI podem fechar... Levando a ideia para os sites, em que eles precisam que os surfistas levem com ads a torto e a direito para não fecharem, então que fechem! Sites assim não fazem falta na net e por cada um que fechar, outro se levantará...

Por outro lado, é uma boa publicidade ao navegador Firefox e ao seu plugin Adblock. Por ser tão bom, já há sites e seus anunciantes que se queixam do seu poder e eficácia!

Get Firefox and Adblock!!

Categorias:

0 comentários: