10 setembro 2006

Microsoft e os patchs

A semana passada saiu um pequeno programinha para ultrapassar o DRM do WMP (windows media player), ou seja, um programa que permitia ultrapassar as proteções DRM que o WMP contém, tais como o impedimento de gravar ficheiros de video ou som num cd, ouvir ou ver esses ficheiros mais que algumas vezes. Enfim, limitações que são impostas ao utilizador e dono do seu PC.
O certo é que apenas 3 (tres) dias depois, a Microsoft lançou um patch que é forçado a ser instalado pelo windows update, para impedir que esse programinha funcionasse e desarmasse o DRM do WMP.

Não notam algo de estranho? Para problemas de segurança, são necessários 30 dias ou mais para que o patch saia e resolva determinado bug de segurança, mesmo que seja crítico! Mas neste caso bastaram 3 dias!!! Qual a pressa?

No meu ponto de vista o que se passa é que:
  • as grandes produtoras de entertenimento como a MGM, Sony, etc, pressionam a microsoft para que os seus direitos sejam respeitados em desfavor dos direitos básicos dos utilizadores dos PCs, de modo que o DRM estejam sempre presente nos PCs com windows.
  • e nos casos de segurança (ou da falta dela), a microsoft é tambem pressionada pelas empresas de segurança como a Norton, McFee, etc, para que os patchs de segurança saiam espaçadamente e com demora, de modo a criar desconforto e insegurança nos utilizadores dos PCs e força-los a que recorram dos seus serviços.
Será que estou enganado? Ou o que digo tem lógica? O certo é que em Linux não existe nada dessas tretas de DRM, nem vírus ou antivírus! No linux, o dono do PC é mesmo o dono e senhor da sua máquina!! E os patchs aparecem rapidinho!

Categorias:

0 comentários: