12 outubro 2006

Comandos Linux mais rápidos

Uma das belezas do linux é o poder fazer tudo e mais rápido pela linha de comandos. Aliás, faz-se ainda mais do que pelos programas gráficos que apenas usam parte dos comandos em Linux. Mas convem ser eficiente ao usar essa poderosa ferramenta. Alguns exemplos de como se deve fazer:


-Mal: cat ficheiro | grep something
-Melhor: grep something ficheiro
-Motivo: assim apenas corre um programa (grep) em vez de dois (grep e cat)

-Mal: ps -ef | grep something | grep -v grep
-Melhor ps -ef | grep [s]omething
-Motivo Assim corres dois comandos (ps e grep) em vez de tres (ps e 2 greps)


-Mal: cat /dev/null > ficheiro
-Melhor > ficheiro
-Motivo Assim corres um comando (cat) com um encaminhamento I/O em vez de 2 encaminhamentos.

Claro que usando a primeira forma, tambem se consegue resultados, mas pela segunda forma é sempre mais rápido, e nota-se bem quando se trabalha com enormes ficheiros ou loops.

Fonte: UGU
Categorias:

2 comentários:

Boas ideias mas eu admito a minha falta de conheçimentos da linha de comandos (só sei o "basico", nada de cats, greps, less, more...) e continuo a pensar que o Linux precisa de mais uniformização (e inovação) no campo dos interfaçes graficos se quer algum dia tornar-se numa verdadeira "ameaça" ao concorrer com o Windows.

Tambem poucos comandos conheço, mas o cat e o grep fazem parte deles. Uniformização? Ná! Uma das belezas da filosofia sofware livre é o poder escolher e ter várias maneiras e programas para o fazer. Como ter vários ambientes ao contrário do windows. Na inovação, seja o Linux ou BSD é onde existe mais! Os outros copiam e gabam-se de ser eles a descobrir... E uma coisa é certa, no Linux não se trabalha em função do windows, em ser ameaça para eles ou ser ainda melhor ou mais rapido que eles. No linux não se concorre com ou contra ninguem, sabemos quem somos. Quem quiser vir é bem recebido e já agora traga um amigo tambem, como na cançao do Jose Afonso...