08 outubro 2006

Releases candidates, as vencedoras.

No periodo de 1 de Julho de 2005 a 30 de Junho de 2006, portanto um ano, a Mepis bateu todas as concorrente em termos de releases candidates (RC). Só ela deu 23 RC, seguida da Suse com 22 releases, sem contar com as 16 alphas, betas.... A Damn Small Linux tambem repetiu a proeza da Suse com 22 RC, mas a cada dois meses sai uma versão final estável. No fim da lista encontra-se o Knoppix e Gentoo com 3 RC, a Debian com 2 (as versões estáveis duram por anos) e a Slackware com apenas 1 miserável RC! Com Slackware pode dizer-se que: "No news is good news".

  1. SimplyMepis-------23
  2. Suse----------------22
  3. DamnSmallLinux-22
  4. Ubuntu------------20
  5. FreeBSD-----------17
  6. Mandriva----------11
  7. Fedora--------------5
  8. Gentoo--------------3
  9. Knoppix-------------3
  10. Debian--------------2
  11. Slackware-----------1
Fonte: distrowatch


Categorias:

2 comentários:

Sim mas também se fores a ver o Slackware começa a tornar-se desactualizado demais pelo que já precisava de uma release para refrescar pelo menos...

Cá para mim o Fedora é que está numa boa media, 5 anuais pareçe-me ser um numero suficientemente estavel para manter aproximadamente uma release por ano ou uma a cada dois anos... É que temos de lembrar que quando a segurança dos dados é essencial não se aplicam release candidates e muitas vezes nem sequer se aplicam releases!

Parece-me que a slackware até tem versões estáveis em menor espaço de tempo que a Debian. Mas as releases que falo no artigo, são as releases candidates e não as versões finais. Uma coisa é fazer um ou duas RC e por fim sair a versão final, outra é fazer dezenas delas até que saia a final... E aí temos a Debian ou a Slack como aquelas que fazem menos RC.