14 outubro 2006

Vídeos anti-DRM vencedores

Os vencedores do concurso de videos do "Abaixo com o DRM" já foram anunciados. São 6 videos em que tem em comum a impossibilidade de partilhar seja o que for. O DRM é realmente uma ameaça a todos os utilizadores e consumidores, em que perdem o direito de ter qualquer ficheiro de media em sua posse. Apenas tem um ténue direito de possuir algo alugado... Um exemplo que até está num vídeo, é a leitura dum livro. Uma pessoa compra o livro, pode lê-lo. Mas se o emprestar a alguem, essa outra pessoa fica impossibilitada de o ler. Além do que a primeira já está a infrigir leis ao emprestar o livro, e pode ser punida criminalmente....

Real world DRM - Impossibilidade de partilhar o que quer que seja, mesmo dentro dum casal.
Legally Bound - O DRM toma em seu poder tudo o que tenhas, inclusive a tua pessoa.
Interchangeability - Deixas de ser a tu a escolher onde usas a musica, passa a ser ela que escolhe onde é usada.
Anti-DRM Animations - Duas pequenas animações (1ª e )
Trusted Computing - Explicação animada sobre confiança entre parceiros e a nova definição de confiança que as empresas criadoras do DRM querem impor nos consumidores.

Fonte: Freeculture

Categorias:

2 comentários:

Abaixo o DRM! A maquina é minha sou eu que decido o que faço com ela e se o que for feito for ilegal toma-se responsabilidade pelos actos... Não venham para cá armar-se em big brothers!

Pois, mas a Intel e outras empresas de hardware e software não estão propriamente a pensar em perguntar-te se gostas ou não.... Muitos dos portáteis vendidos hoje, já trazem componentes de hardware com DRM, e ninguem pergunta nem questiona se é bom ou mau.