04 novembro 2006

Campanha anti-Novell já começou

Fala-se muito do acordo da Novell, em especial por parte da Novell, porque do lado da Microsoft apenas saiu um press-release. Fala-se que seja um bom acordo para a Novell, outros afirmam que é uma machadada no GPL e no pinguim. A Red Hat já veio dizer que nunca faria tal acordo. Que o acordo se limita a uma taxa que a Novell paga à microsoft para ela não a processar por uso de patentes. Sinceramente ainda não consegui perceber o acordo e se é bom ou não para os amantes do linux. E entretanto já começam os boicotes à Novell/SuSE:

"Gary: «Due to Novell/SUSE making a pact with the Devil (and violating the GPL)... SUSE/Novell is dead to me. I'm scrubbing SUSE off all my machines, and destroying my OpenSUSE DVDs.»

OpenAddict: «If you are using Suse, please remove it and use a Free version of Linux like Debian or Slackware. I'm calling for a boycott of all software, services and products Novell. Don't purchase, license or download any Novell Linux or software products as long as Novell is in violation of the GPL. R.I.P. Suse."

Fonte: Beranger

2 comentários:

Eu não sou assim tão radical mas se já não usava os produtos deles agora fiquei bastante tentado a nem sequer os ponderar...

Eu me lembro que muita gente crucificou a RedHat por criar um versão paga e separar, com outro nome, a versão gratuita. Muita gente gritou que era uma traição. Agora, fazem o mesmo com o Suse. Não sei se é certo ou errado, mas essa forma rápida de decidir sobre as coisas não me agrada...

Acredito que devemos esperar alguns meses para ver se alguma coisa realmente vai mudar ou se esse é mais um acordo que ficará no papel.