11 novembro 2006

País bloqueado ilegalmente!

Existem por esse mundo fora, em especial nos chamados países desenvolvidos, muitos utilizadores que tem acesso em sua casa a ligações de mais de 100Mb/s. Se se falar de empresas, velocidades dessas ou superiores são normais. Velocidades de alguns Mb/s são já normalíssimas em muitos países para os utilizadores domésticos. Com elas torna-se possível fazer o download de muita informação, e grande parte dela vem de fora do país donde estamos, em especial do EUA. Hoje em dia é sabido que o acesso à internet é fundamental para a cultura, o comércio, educação,para o próprio desenvolvimento dum país, qualquer que ele seja.

Quando li um artigo sobre um certo país que está limitado internacionalmente a 65Mp/s de upload e a 124Mp/s de download achei estranho. Continuei a ler e ainda fiquei mais surpreendido: esse país tem mais de 11 milhões de habitantes, com um governo legítimo e reconhecido internacionalmente, e toda a sua ligação web ao exterior se resume a uma ligação via satélite que é caríssima. Não pode usar sequer o windows nem outros produtos vindos dos EUA como o Office da Microsoft, produtos da Adobe, ACDSee, produtos da Borland, softwares antivírus, firewalls, e até mesmo computadores ou outros hardwares como routers, modens, etc, etc que sejam fabricados nos Estados Unidos.
Claro que falo de Cuba que está sujeita a este embargo estúpido feito pelos EUA, não pela ONU!! Não sou apoiante do governo de Fidel, nem da sua política. Mas não posso apoiar de maneira nenhuma o que um governo déspota como os EUA está a fazer a um vizinho seu que está na sua ilha quieto e não se mete na vida dos outros. Aliás, há governos bem piores por esse mundo e não tem embargos como o que Cuba tem sofrido e sofre.

Uma boa discrição do que se passa em Cuba, o que se tem feito para superar estas enormes contrariedades, é relatado pelo Marcelo Branco no seu blog. Aconselho vivamente a lê-lo.

Fonte: Marcelo Branco

Categorias:

2 comentários:

Se calhar esse embargo prende-se com o facto de essa pequena ilha que não faz mal a ninguem ter durante os anos 60 dado abrigo a misseis nucleares que ficaram apontados para o pais que está a embargar... Claro que também se prende com casmurros (e o estupido lider deles) que não querem levantar o embargo depois de tantos anos...

Deu abrigo a mísseis porque tinham que se defenfer da possível e real ameaça de invasão da ilha, coisa que já tinha sido tentada antes e falhou. E era um costume norte-americano de fazerem o que queriam no seu quintal...
Mas isso foi há 40 anos, os mísseis sairam de lá e não há embargo nenhum por parte da ONU. O embargo é ilegal! Assim Fidel teve sempre uma desculpa do país ser pobre, de haver poucas condições. O embargo deveria ter sido levantado há muito e deixá-los afundar sozinhos, e o mais certo seria terem mudado de rumo politico-economico como fizeram outras ditaduras comunistas, para sobreviver.