01 novembro 2006

Projecto Ulteo

Um dos segredos mais bem guardados sobre uma distribuição Linux ultimamente, tem sido o do projecto Ulteo, do Gaël Duval. O Duval foi apenas o criador da distro Mandrake, já lá vai uns bons anos. Entretanto a Mandrake cresceu, absorveu o criador, juntou-se depois à Conectiva e à Lycoris, mastigou o Duval e acabou por cuspi-lo fora. Just business! Como o tipo é daqueles que não gosta de estar parado, recomeçou tudo do zero, tal como nos tempos da Mandrake, e iniciou um novo projecto com o nome Ulteo! Este é um projecto muito esperado visto que daquela cabecinha do Duval apenas saiu a distro mais fácil de usar do seu tempo, a Mandrake 5.1 (porque era baseada na Red Hat 5.1).
Para este projecto, Duval colocou alguns objectivos a ser atingidos, tambem conhecidos pelo "Manifesto Ulteo":
  • Libertar o utilizador da administração do sistema, bem como da necessidade de fazer upgrades
  • Libertar o utilizador da necessidade de instalar o seu software
  • Trazer o poder do open source aos utilizadores do windows sem que tenham que passar pela necessidade de instalar Linux
  • Fornecer um alto nível de segurança desde logo do início
  • Dar a possibilidade ao utilizador de aceder aos seus dados e aplicações de qualquer parte do mundo
Já circula pelo menos um screenshot do Ulteo e nele consegue-se ver o Firefox e o Openoffice a rodar num ambiente KDE , ligeiramente personalizado à distro e a rodarem dentro do browser Firefox.
Exacto! Tudo a rodar dentro do Firefox! É este o "Ulteo Connect Desktop" e ficará hospedado nos servidores do Duval. E assim começa a fazer sentido todo o "Manifesto do Ulteo", a não necessidade de upgrades, administrar ou fazer upgrades de pacotes. Para isto irá ser necessário uma grande banda larga aos servidores e aos clientes é pedido a utilização do Java. Sendo assim, até os utilizadores do windows podem aceder ao "Ulteo Connect Desktop" através do IE. É certo que ainda há uma série de incógnitas com este sistema mas brevemente tudo será revelado.

Esta distro Ulteo não será um derivado da Mandriva que ele conhece tão bem, mas sim do Ubuntu por ser uma distro Debian-like bem concebida, e optou pela ramificação Kubuntu por usar o ambiente KDE que ele tanto gosta. Embora prometa que mais tarde se juntará o Gnome, XFCE e o Enlightenment ao sistema. Entretanto já é possível criar uma conta no site da Ulteo para usar o "My Desktop", embora de momento não seja possível utilizá-lo.

Para finalizar deixo a ideia do Duval sobre o Ulteo: Ulteo has a higher ambition - to change the way we use computers!

Fonte: LXF

comentários:

Adorava que o Google depois comprasse a empresa e colocasse o Duval à frente deste sistema, que passaria a ser o tão esperado Google OS.

Só ideias =) vamos lá ver num futuro próximo.