21 dezembro 2006

A consola, tão pequena e tão poderosa...

Quanto mais aprendo com o Linux, mais sei que nada sei. Ou pelo menos que pouco sei... Quem não sabe que para criar uma miserável pasta pelo terminal ou consola, basta digitar um mkdir??
Tipo:

$mkdir nova_pasta

Ao passear pelos feeds do Sage encontrei esta dica no Viva o Tux, como criar várias pastas e subpastas de uma só vez, com um único comando:

$mkdir -p
{tmp/,docs/{img/{wallpapers/,icons/,fotos/},textos/{man/,artigos/}}}

E o resultado é o seguinte:














Realmente com a consola consegue-se fazer tudo!

Outro exemplo da utilidade da consola é o que podemos fazer com ficheiros de vídeo que queremos codificar para outro formato. Por vezes faço o download de vídeos do Youtube e eles vem com a extensão .flv que na práctica é um ficheiro de vídeo em flash. Não tenho problemas em visioná-los com o Totem ou com o Vlc, mas muita gente e em especial os aprisionados do windows, tem dificuldades em os reproduzir nesse SO. Mas se eu converter esse vídeo em flv para mpg, o problema da não visualização, deixa de existir. E como o fazer no Linux duma forma rápida e fácil?

$ffmpeg -i video_antes.flv video_depois.mpg

E está convertido! Bendita consola!

Categorias:

comentários:

Viva a CLI realmente. É por estas e por outras que digo que o linux continua a ser a CLI: é que ela dá tanto jeito... O problema é que se quisermos apelar a audiencias mais vastas temos de transpor este poderio da CLI para o GUI e isso é a parte mais complicada (e que a meu ver tem sido muito descuidada especialmente no gnome :( )