04 dezembro 2006

O Linux tem agora a oportunidade....

É sabido que alguns produtos da Microsoft dão enormes prejuízos, como a Xbox e o Zune. No caso da Xbox, os prejuízos tem sido de milhares de milhões de dólares desde 2002, e actualmente a Xbox360 tem sido vendida abaixo do preço de custo.
O Zune tem sido como se previa: um flop. Na loja do Amazon, até o adaptador de corrente USB para o iPod se vende mais que o Zune. Não é preciso fazer muitas contas para se perceber que parte dos enormes lucros da venda de licenças do Windows e Office servem para financiar os prejuízos dos outros produtos.

Assim também se conclui que a única maneira de parar o comportamento anti-competitivo da Microsoft é acertar-lhe onde mais a magoa: baixar-lhe drasticamente os lucros do Windows e do Office. O Linux tem agora essa oportunidade! O Linux actual corre sem problemas o Office 2003 e esmaga o Vista em termos de "look and feel". Basta ver o próximo screenshot do Beryl a funcionar:















O Linux faz o Vista parecer o Windows 95...
Para quem nunca viu um desktop Linux em 2006: sim, este é o meu desktop 3D. Correto, as janelas estão a flutuar pelo desktop. E sim, podes ver as janelas que estão do outro lado e estão a mostrar o texto na parte detrás...

Parcialmente traduzido de: Linux Format

4 comentários:

Não leves a mal eu estar sempre a defender o diabo ;). Mas o problema já não é o Office, porque o wine trata disso, o problema são as outras aplicações que não existem para linux e que o wine não consegue resolver. Lá na empresa eu tentei implementar o Linux, só que nem tudo conseguia ser "emulado" no wine, estou a falar em software que custa mais do que muito carro que andam por ai.

Muito bonito esse screenshot do novo beryl, não vejo a hora de sair essa nova versão. Espero que ele esteja um pouco mais leve também.

Me desculpa, mas...

Se você usa Linux porque quer que a Microsoft vá à falência, você não devia estar usando. O Linux não é uma empresa, não é um produto, não nasceu pra competir com nada. Essa atitude de "vamos acabar com a Microsofot" não é bem vista por quem está no Linux há mais tempo.

Diga que usa Linux porque gosta, porque é bom, ou o que for.

Mas se o que você quer é destruir a Microsoft, exploda uma bomba lá que traz mais resultado. ;)

Tás desculpado. Se leres com um pouco mais de atenção, verás que o artigo não é meu, mas é apenas uma tradução minha dum editor da revista Linux Format. O que quer dizer que a minha opinião não tenha que ser exactamente igual á dele!
Sinceramente não desejo que a microsoft vá à falencia, aliás, julgo que a maior parte dos utilizadores do Linux não o desejam realmente. A microsoft é um enorme produtor de software, muito é mau mas tambem tem bom software, pena é que seja todo proprietário, corrijam-me se estou enganado, mas tem!
Agora que é preciso combater o monopólio da Microsoft, isso sem dúvida! Eles usam e abusam do seu monopólio para esmagar a concorrencia, seja através de métodos legais como pouco ortodoxos, como autenticos mafiosos. E é isso que o pessoal odeia na Microsoft. E foi com esse ponto de vista, que o autor, julgo ser o Paul Hudson, produziu este artigo.
Eu posso dizer que gosto muito de usar o Linux, que é melhor, porque é bom, mas a verdade é que existe alguem que quer acabar com ele, e tudo fará para o conseguir! A verdade é que os users do Linux não desejam realmente acabar com esse inimigo, apenas "acalmá-lo"....