18 dezembro 2006

Optimização das fonts no Ubuntu

Encontrei esta dica para os utilizadores do Ubuntu, parece que as fonts não ficam "lisas" ou smooth, como se diz em ingles, na distro Ubuntu por omissão. Para deixar as fonts mais "lisas", é necessário editar o ficheiro fonts.conf na vossa /home. Por outras palavras, é abrir o terminal e meter este comando:

gedit ~/.fonts.conf

Depois coloca este texto a substituir o que lá está. Já agora, just in case, antes de o fazer, faça uma cópia de segurança do fonts.conf.










A diferença que se irá notar é ainda significativa! Como é antes da alteração:






E depois da alteração:





Fonte: The How-to-Geek
Categorias:

5 comentários:

Muito em breve o irei experimentar o Ubuntu, neste momento vou-me contentando com o Caixa Mágica 10, estava a pensar fazer a actualização para a versão 11.
Habituei-me muito ao Caixa Mágica e até gosto dele, acho que o que se tem feito em Portugal até está muito bem conseguido, mas vou dar uma volta no que há pelo estrangeiro e ver se instalo o Ubuntu.

Cara, me parece que você deixou as fontes borradas. Não ficou exatamente melhor, ficou mais borrado. Aliás, pelo que eu sei, o hint serve para dar melhor contraste. Se não, fica como letras em arquivos PDF.

O autohint, por sua vez, é útil quando a fonte não tem hint ela mesma. O que acho que não era o caso.

Além disso, me parece que a fonte foi trocada nos screenshots. Repare nas letras 's' e na parte de cima da letra 'a'. Enquanto no primeiro a letra tem uma curva, o segundo termina reto.

Vou fazer experimentos em casa e depois dou feedback também.

Abraços


Aldo

Um link sobre hints.
http://en.wikipedia.org/wiki/Font_hinting

Esse outro é sobre as fontes com borda 'colorida'
http://en.wikipedia.org/wiki/Subpixel_rendering
Esse recurso está disponível em Linux também, mas nunca achei que dê um resultado muito legal.

Abraços

Não testei esta alteração porque estou usando Debian e não Ubuntu, por isso te agradeço já por esses alertas e pelo feedback. Não gostaria de deixar um artigo/dica com erros, embora me tenha baseado no The How-to-Geek, como está no artigo.
Um abraço

Sei que o post é antigo, mas me ajudou bastante.

Eu tinha perdido a suavização de fontes ao instalar certos programas, de forma que não conseguia suavizar nem pelo menu Sistema » Preferências » Aparência do Gnome.

Essa dica fez toda a diferença, valeu!