22 dezembro 2006

Os enormes custos escondidos do Vista!

Ao dar as minhas navegações, a minha atenção disparou para um artigo no Software Livre que fala sobre os custos do DRM que o Vista traz.

"Peter Gutmann, um investigador neo-zelandês na área da segurança, fez uma análise ao que implica, para os utilizadores, o DRM que o Vista traz para garantir a protecção de conteúdos imposta pelas editoras de discos, cinema, etc…"

O artigo é bem longo, exaustivo na análise, está em inglês mas vale a pena ser lido. Mais, este atentado aos direitos e liberdades do utilizador, não se fica apenas para os utilizadores do windows vista, porque se o DRM não for combatido, os utilizadores de outros sistemas operativos tambem serão atingidos! É forçoso combater o DRM, não basta ignorá-lo!!!

Por acaso sabem o porquê de o Vista exigir tanto do hardware? O AERO?? Nááááá... Como o autor (Rui Seabra) do artigo diz, o AERO é apenas uma cortina de fumo , porque na verdade, o DRM no Vista é que necessita de tão potente hardware!!! Pois, pois! Leiam com atenção e reflictam....

comentários:

Esta situação é tão grave, que nem quero pensar nas repercursões que possa vir a ter, a microsoft está a apontar uma arma à cabeça dos fabricantes de hardware a fim de os obrigar a piorar o seu hardware de forma a satisfazer os seus critérios, já não basta o monopolio actual, querem agora controlar completamente os canais de distribuição...