31 dezembro 2006

Por detrás do Tux Vermelho

Em Fevereiro lancei o Tux Vermelho num servidor nacional e tinha como objectivo apenas dar voz aos meus pensamentos sobre o GNU/Linux, software livre, criticar a política em geral, zurzir nesta sociedade capitalista selvagem e falar sobre o maior clube do Mundo. Era com o objectivo de criar um blogue pessoal e sem pretensões de ser muito mais que isso. E os visitantes que eram pouquíssimos comprovavam isso.
Convidei depois o
CrimsonTuxer para partilhar este blogue. Já sabia que o tempo que ele poderia disponibilizar seria pouco mas ficou "encarregue" de a pouco a pouco ir melhorando e artilhando o Tux. Primeira medida foi sair do servidor nacional onde estávamos alojados devido à lentidão e aos timeouts imensos, e mudarmos-nos para o Blogger onde encontrámos mais ferramentas e outra sofisticação, e novos problemas.

Fomos aprendendo algumas técnicas para blogar, foram aparecendo a pouco e pouco alguns leitores e bloggers que gostavam da nossa prosa e nos incentivavam a continuar (vivaotux, João Matos ou o Mitre são alguns deles). Passei a acompanhar muitos blogs e bloggers que afinal partilham as mesmas ideias e princípios que os meus e vejo que afinal não somos tão poucos assim como outros querem fazer ver a toda a sociedade. O Tux Vermelho foi a pouco e pouco se tornando algo mais do que o previsto inicialmente. E algo que me deixava e ainda deixa com um sorriso na cara é encontrar artigos meus originais, em vários sites e fóruns brasileiros, argentinos, galegos, etc, como referências, e não me refiro a traduções ou noticias que encontro por aí e as alojo no Tux!

Um grande empurrão nas audiências foi a inclusão do Tux no Planeta GNU/Linux Brasileiro e depois no Suse.pt, o que considero uma honra e de certa maneira um prémio pelo trabalho que tem vindo a ser feito por aqui. Num ápice, os visitantes que mal chegavam a 20 por dia, são agora em média de 150. Comentam, criticam, sugerem, apoiam. Sem darmos por isso, já temos umas dezenas de amigos virtuais em pelo menos 2 continentes! O Tux Vermelho que apenas fora criado como algo puramente pessoal, cresceu e também já é feito a pensar nos seus leitores.

Outro "prémio" foi a aprendizagem! Não apenas vou divulgando e ensinando a trabalhar com Linux, o que é algo que me dá bastante prazer apesar de eu não ser nenhum geek, como também fui aprendendo nas muitas pesquisas que tive de fazer, no muito que tenho de mexer no meu Debian, e com outros linuxers que tiveram a paciência de me ajudar em situações mais dificeis.

E agora alguns números: em 18600 visitantes desde Março, 46% são Tugas e 44% de Brasucas e em breve serão a maior percentagem de visitantes! Quanto a browsers, 65% são Firefox 1.5 e 2, e quanto ao IE6 não chega aos 20% e o IE7 nem 2.5% atinge, e olhem que o Windows representa 56% das visitas! Outro valor importante que devo mencionar, 95% são Benfiquistas enquanto que os outros 5% também o são, mas não o sabem. O coração bate vermelho......

Acho que não está nada mau para um blogue que apenas lhe é dedicado algum tempo ao fim do dia e um pouco mais ao fim de semana, e que os seus criadores apenas tem o bichinho da informática metido no corpo, em especial o bichinho Tux...

Por agora me fico e a desejar um bom ano de 2007 a todos os leitores e visitantes, e a prometer algumas alterações e novidades no Tux para breve, e viva o Glorioso! BOAS FESTAS!!!

Categorias:

12 comentários:

Com essa conversa do benfica nunca mais cá ponho os pés ........

Kidding ;)

Fazes parte dos 5% que não sabes..... :)

Ao contrário do que acontece com as empresas em que nós somos numeros aqui, enquanto menbros de uma comunidade é a nossa voz que conta. nós fazemos esta comunidade e é também graças a nós que o software livre se espalhou mais.

Não é isto que queremos? Não haverá vista que nos distraia!.. ;)

Bom ano!

Parabens pelo excelente trabalho feito aqui no tux vermelho e se não se importam vou deixar aqui uma dica (mas antes notem que sou o socio 30583 do glorioso): Porque não deixarem o benfiquismo um pouco de lado e transformarem este blog num blog noticioso sobre linux na lingua portugesa?

É que basicamente é aquilo que já fazem mas poderiam arranjar um layout original (não é muito dificil) e talvez colocar o adsense para pagar custos do blog e manter a qualidade dos textos que têm tido até agora.

Mas pronto, esta é apenas uma ideia maluca que me veio á cabeça hehe :P

Parabéns pelo site. Serviu para diminuir a distância entre nós aqui do terceiro mundo e vcs aí de além-mar
Muito sucesso e sorte em 2007

Concordo com o Dextro ;)

"95% são Benfiquistas enquanto que os outros 5% também o são, mas não o sabem"

Bolas! Estou sempre do lado das minorias...

Bom, Rui Moura afinal voltou!! É uma boa notícia.
Quanto às sugestões, é algo a ter em conta, embora os artigos sobre o Benfica sejam pouquíssimos. Temos deliberadamente deixado o Glorioso para trás e apenas em ocasiões mais especiais lhe damos algum artigo...
Quanto ao layout, já se está a tratar disso, alguns passos já estão a ser dados.
E não sei se o terceiro mundo fica desse lado da América do Sul, os nossos políticos tem feito todos os possíveis para atingirmos esse patamar...

Te conheci através do Planeta GNU/Linux Brasil e virei fã de carteirinha. Também estou do lado de cá do atlântico, por onde seus antepassados navegaram e fico tremendamente feliz em ver que as nossas diferenças vêm diminuindo muito. Acompanho não apenas o teu blog, mas também os outros Tugas do Planeta GNU/Linux e desejo a todos vocês um bom e feliz 2007.
Espero que continuem produzindo um bom material, que possamos nos aproximar cada vez mais e acabar com todo o ranço que ainda nos separa.

Parabéns e continue com o bom trabalho de divulgação do Linux, mais especificamente do Debian.

Ricardo Belfiglio
Fórum SusePT
Belfiglio.NET

Meus parabéns pelo blog conheci pelo pplware e visito todos os dias! ja e sagrado! Sou mais um brasileiro por aqui.

Primeiro que tudo saudações Portistas!

Em segundo os meus parabéns pelo projecto TuxVerm grrrrrrrr elho, é um dos 3 blogues que tem direito a estar nos favoritos do meu IceDove!

De resto um grande abraço, um bom ano, e que seja o primeiro ano do que espero que venha a ser um grande projecto dentro do universo do Linux em lingua portuguesa