08 dezembro 2006

Ulteo Sirius alpha 1, a nova estrela...

Gaël Duval tinha ameaçado e cumpriu! O LiveCD instalável está disponível para download. Não esquecer que este LiveCd Ulteo foi idealizado para simplificar o uso dos computadores. O rapaz acha que os utilizadores como nós, perdemos muito tempo a administrar o sistema, embora eu não me queixe, bem pelo contrário, mas dou-lhe o benefício da juventude... Ele refere-se concretamente à instalação, administração, manutenção, upgrades, instalação de novos programas e os respectivos upgrades desses programas. E é aí que a Ulteo Time entra, eles tratam disso tudo para que nós não nos cansemos com essas chatices, eles tratam de ter o sistema todo up to date.

Concretamente, após a primeira instalação do Ulteo Sirius, e sistema vai verificar online se já existe novas versões e faz logo o seu próprio upgrade. Noutras palavras, quando sair a nova versão do Ulteo, bastará fazer um reboot ao sistema e ele ficará imediatamente actualizado.













Resumindo, o utilizador não tem que saber fazer nada no sistema, para alem de conseguir instalá-lo, depois "eles" tratam de tudo para o utilizador não se preocupar nem aprender nada sobre o assunto. O SO faz tudo sozinho, upgrades, etc, bastará ao utilizador descobrir como fazer reboot ao PC....
Onde é que já ouvi isto???? Até parece um Windows a trabalhar! O utilizador é mantido na ignorância, apenas tem de conseguir instalar o SO que depois ele faz tudo sozinho e a Microsoft gere o PC do utilizador.

Deixo essas minhas dúvidas à vossa consideração, e aqui fica os links para o download, screenshots e a homepage.

4 comentários:

e a instalação de programas? como é que ele facilitou isso? estou curioso.

Parece-me que os programas não ficam alojados no PC.... Mas só experimentando.

Será que vão lançar uma versão com gnome também?

Esse SO vai ser no mínimo curioso, quem sabe em uma versao mais estavél eu resolva testá-lo.

Sobre instalar programas, deixo aqui umas frases que apanhei num blog frances:

* YOU ARE NOT SUPPOSED TO ADD NEW APPLICATIONS TO ULTEO! «Ulteo systems are not designed to benefit from software package management from a user perpective. We will provide a way to do it, because experts love that, but beware that for now it could break your system consistency and/or lead to an unstable system. For users who are not experts, we will provide alternative ways to run other applications on Ulteo.»

What is this, a mainframe? Where's my freedom? Why would I ever try to use such a thing?

Afinal não sou eu que fico apreensivo com este sistema!