17 janeiro 2007

Distro de sonho, Dreamlinux MME 2.2

Dreamlinux 2.2 MME está cá fora para alegria de muita gente. Mas do que falo? Mais uma distro das 357 que estão disponíveis na distrowatch? Afinal, o que tem de especial? Esta distro está disponível em LiveCD como qualquer SO decente hoje em dia( exacto, o Vista não há em LiveCD), e pode ser instalada no disco rígido como é normal e típico. É mais uma distro baseada no Debian e o seu ambiente é o XFCE 4.4 em detrimento do Gnome o do KDE. A Dreamlinux Multimedia Edition 2.2 é um sistema multimedia do qual os programadores da Xubuntu bem que podiam aprender bastante, e tem o potencial para fazer frente ao Windows Multimedia Center.

Para quem quiser usar esta distro, devo informar que a conta do root foi desabilitada tal como no Ubuntu, sendo que a única maneira de ter direitos administrativos é utilizando o sudo.
Outra diferença, é que além de usar o XFCE, o tema é inspirado no MacOS X de modo que até pensas que estás a trabalhar com o Mac, tal a semelhança. Como é baseado no Debian, não haverá dificuldades algumas para instalar os pacotes vindos dos repositórios Debian.












Quanto a aplicações, vem com o Gimp, GQview, Gtkam, Inkspace, XaraXL, Blender e YafRay para gráficos e 3D. Para aúdio e vídeo são os pacotes do costume com o Mplayer à cabeça. depois vem os restantes aplicações que fazem sempre falta desde o Evince para pdfs, Openoffice, Firefox, etc...
Tem uma boa deteção de hardware, é fácil configurar o ADSL, vem com o Ndiswrapper para configurar as placas wireless.

Dreamlinux MME é bastante estável, com um bom suporte de multimedia out-of-the-box e é um bom competidor de outras distros viradas para a multimedia como a dyne:bolic ou clones do Ubuntu como o Linux Mint ou Ubuntu Multimedia Center. Distro a considerar.

Fonte: Polishlinux.org

0 comentários: