04 janeiro 2007

Gestores de imagens em GNU/Linux

A época Natalícia e do Ano novo já passou, muitas fotos foram tiradas com a família, nas férias, seja na neve ou na praia para quem esteja ou foi para o Brasil, por exemplo. Chegados a casa vão descarregar as inúmeras fotos para o PC. E como as vão gerir?? Em GNU/Linux há muitos programas para vários gostos e necessidades para o fazer. Vou dar aqui uma breve descrição de alguns dos mais usados gestores de imagens em Linux.


Para quem usa o KDE, o digiKam é por omissão o programa desse ambiente para gerir as fotos. É super completo, cheio de funcionalidades, vai buscar as imagens à máquina fotográfica digital, gere as mesmas, etc. Este programa usa o KIPI (KDE Image Plugin Interface) o que o beneficia bastante, tornando-o o programa com mais funcionalidades para a correção e alteração das imagens.















Quanto ao Gnome, o gestor de imagens por omissão é o gThumb e não o F-spot como se diz por aí. É simples, tem o que é necessário, vai buscar as fotos à maquina digital, corrige alguns aspectos das imagens, slides e tem uma relação próxima com o Nautilus. Para quem não goste de muitas opções, muitos botões, é um programa a ter em conta.














O F-Spot tem vindo a tomar o lugar de gestor de imagens no Gnome, faz parte do projecto Mono e está um programa muito maduro, completo embora não tanto como o digiKam, elegante e com algumas funcionalidades que nem sequer estão à vista. Algumas das suas funcionalidades e truques podem ser consultadas neste artigo do LedStyle que recomendo vivamente! Neste momento é o programa que uso para gerir as largas centenas de fotos que tenho.















Outras alternativas a estes aplicativos podem se considerar o imgSeek, um programa mais leve mas bastante competente no seu trabalho. Além de trabalhar com dados Exif, tambem trabalha com o IPTC. E muito mais pode fazer este programinha, basta fazer um esboço que ele procurará na sua colecção de imagens tudo o que for parecido com o que desenhou.














Outra alternativa pode ser o GQview, programa em GTK (à Gnome) que apesar de ter menos funcionalidades que o digiKam ou o F-Spot, está à altura para fazer o grosso do trabalho e é muito mais rápido! Não edita as imagens mas pode se dizer que é mais flexível que a concorrência.













Não podia deixar de falar no Picasa, programa de software proprietário da Google e gratuito. Este programa não funciona nativamente em Linux, usa o Wine numa versão própria para poder funcionar no SO do pinguim, o que desagradou a muita gente. Mas é um programa tambem muito completo e ainda dá uma variedade de opções como mandar imprimir as fotos (numa loja), coisa que os outros softwares aqui descritos não fazem. É um programa bastante estável e esteticamente apelativo, bem arranjado como a Google costuma fazer.















Ainda existem mais alguns programas mais simples para fazer trabalhos pontuais e muito objectivos, mas isso fica para uma próxima vez.

2 comentários:

Eu inicialmente usava o picasa mas o gThumb tem vindo a ocupar o seu lugar. O F-Spot a mim começou a crashar e a ser muito instável e como ainda não tive paciência para ver o que se passava deixei andar (também porque o gThumb é bem mais acessível)

Acabei de adquirir minha camêra digital e comecei a usar o f-Spot. Gostei, bastante intuitivo. Por exemplo, tentei tirar o vermelho dos olhos no Gimp. Tive de consultar o oráculo (google) e depois de ler alguns tutoriais e a muito custo consegui. No f-Spot é muito fácil. Como inconveniente, os backups das fotos que você alterou (haja espaço no hd). Outra coisa boa são as etiquetas. Criei um ícone, com uma foto da minha filha e coloquei na etiqueta pessoas uma sub-etiqueta com o seu nome e foto. Fácil e rápido de classificar.