06 janeiro 2007

KDE 4, algumas imagens

O KDE 4 tem demorado a sair, espera-se que seja este ano que se possa ver as novidades que este famoso gestor de janelas trará aos seus entusiastas.
Sabe-se que o KDE 4 irá fazer um grande uso do SVG (Scalable Vector Graphics) para imagens em vez de pixmaps não escaláveis como faz hoje. O menu iniciar será todo remodelado, aliás já há muito que precisa de o ser feito, aquilo é uma confusão tremenda na IMHO, e especula-se que será parecido com o novo menu que o Suse 10.2 nos trás.
A actual comunicação entre processos DCOP (IPC) será substituída pelo D-Bus. A componente multimídia será bastante melhorada com a ajuda do projecto Phonon que colaborará com outro projecto, o Solid que basicamente será uma camada API.

Tres famosas aplicações se juntarão (Kicker, Super Karamba e o Kdesktop) e formarão o Plasma, a nova geração de desktop. E tornar-se-á possível correr os widgets do dashboard do Mac OSX no KDE 4! Os novos ícones do KDE 4 virão do projecto Oxygen.
O suporte ao XGL/AIGLX será também suportado, não havendo necessidade de usar as transparências falsas que o KDE 3 tem.
Muito mais novidades podem ser consultadas na fonte e deixo aqui 3 imagens com as diferenças do actual KDE com o novo:





































Fonte: All about Linux

5 comentários:

Ano Novo, vida nova?!
Ou melhor, cara nova?

Caberia melhor à citação ao KDE, assim como o GNOME, o termo "Ambiente Desktop", por agregarem mais valores e funcionalidades, ao invés de gerenciador de janelas. Essa nomenclatura cai melhor sobre fluxbox, por exemplo.

Tens toda a razão Ozzyfilho, ambiente desktop enquadra-se melhor. E é capaz de haver ainda melhor definição...

E eu ainda continuo á espera que o KDE 4 traga algo de realmente novo, estou cansado de ouvir falar do que vai trazer e não ver nada :?

Peço desculpa, o que é um Ambiente Desktop? Quero dizer, eu acho que percebi, mas deêm-me alguma referencia...

Eu chamar-lhe simplesmente desktop ou ambiente de trabalho (o que por si só é estupido anyway..) o como na wikipedia

"Software de origem alemã, o KDE (sigla inglesa para K Desktop Environment) é, simultaneamente, um ambiente gráfico (que inclui um gerenciador de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, desenvolvido com base na biblioteca Qt."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kde


Já agora um link com todas as referencias (com links) de novos projectos que farão o kde 4

http://wiki.kde.org/tiki-index.php?page=KDE4

Gostei especialmente da parte em que todos os "objectos" são tratados da mesma forma. E claro da QT 4 ser inteiramente GPL