02 janeiro 2007

Sabayon, uma distro pró-moderna

Se és contra a utilização de software não livre, esta distro não te serve. Mas se não te importas de usar uma distro com as aplicações mais recentes, que pode correr do CD ou do DVD sem necessidade de ser instalada, que vem já com o XGL/Beryl e AIGLX 3D, com os últimos drivers proprietários na Nvidia e ATI, com suporte a vários formatos de mídia (codecs), baseado na Gentoo, com tudo configuradinho e pronto a usar, então a distro Sabayon Linux 3.2 é bem capaz de ser aquilo que gostarias de usar.

Da Sabayon já disseram ser uma distro de Linux futurista devido não só ao facto de trazer tudo aquilo que disse anteriormente, mas também porque costuma vir apetrechada com temas de desktop esplêndidos para encher a vista. Por curiosidade, Sabayon é o nome duma sobremesa italiana deliciosa.

O tipo que está por trás desta distro é o italiano Fabio Erculiani e tanto ele como a sua equipa, está a pedir algum apoio financeiro para continuar com este empreendimento. Caso faças o download e gostes, pondera dar algum apoio, só te fica bem.















Links: Homepage da Sabayon, downloads (ISO e Torrent), screenshots.

Categorias:

2 comentários:

A questão de usar software proprietário numa distro é uma grande discussão, mas de maneira simples:

o que lhes permite criar estas distros é o software livre ou proprietário? então vamos encher as distros de software proprietário "grátis" para o kernel linux até ser todo fechado - à excepção do main kernel, visto também existir a possibildade de que todos os módulos sejam proprietários, ou então que até o kernel do linux deixe de funcionar depois da nossa compilação visto o Linus ser a favor dos DRM.


Só para acabar em beleza: como é que esta distro pode ser futurista com um botão iniciar no canto inferior esquerdo do ecrã? se isto é o futuro então o que é o passado?

Acho que, no título, querias dizer pós-moderna ("uma distro pós-moderna)...