12 fevereiro 2007

E agora algo completamente diferente!

Há alturas que um gajo se farta do sistema que está a usar e quer fazer algo de diferente! Conhecer uma outra distro é uma hipótese, mas continua a ser Linux. Testar um BSD tambem é uma hipótese, mas é quase a mesma coisa. Algo mais radical!? Testar um Windows, mais concretamente o Vista? Ná, muito pior!! Ainda estraga o hardware com essa banha da cobra. A ideia é experimentar algo novo e não descer tão baixo como com o Vista.

Eis o Syllable! É opensource, tem um design simples, pequeno e interessante. Tem apenas um kit de ferramentas, outro kit de "libraries" para o GUI e um conjunto de ferramentas de configuração. Os utilizadores não tem que se preocupar com dependências ou com ferramentas específicas para uma certo distro, porque não existem mais distros com este SO, apenas o Syllable! Actualmente pode se dizer que está um bom trabalho, tem um GUI bastante rápido, suporta USB, networking, impressão, player de media, browser baseado no KHTML e com várias aplicações de Unix como o Emacs.

Segundo os tipos, este SO não é aconselhado para usar no dia-a-dia, é mais para desenvolvimento, mas mesmo assim é impressionante vê-lo em acção. Em relação ao Ubuntu que numa certa máquina demora 40 segundos a fazer o boot, o Syllable demora apenas 10s! A instalação de drivers é tão simples como copiar um ficheiro e fazer um rebooting, sem necessidade de criar binários ou andar às voltas com os headers do kernel. Instalar software é ainda mais fácil, basta extrair o programa para a pasta Applications, apenas isso! Nada de confusões com "libraries" ou dependências, se o programa é feito para funcionar com o Syllable, então vai funcionar!

Algumas das features do Syllable 0.6.2:
  • Booting usually takes less than ten seconds
  • A full GUI is built into the OS
  • Support for a wide range of common hardware devices, including video, network, and sound cards from manufacturers such as Intel, AMD, 3Com, nVidia, and Creative (see Syllable Hardware for a complete list)
  • Internet access through an Ethernet network (though PPP and PPPoE are not yet supported)
  • A graphical web browser (ABrowse) and e-mail client (Whisper), and hundreds of other native applications (see Kamidake for a complete list)
  • A journalled file system, modelled on the BeOS file system
  • An application launcher (like the Windows Start button)
  • 99% POSIX compliance
  • GUI-based preferences tools for networking, display preferences, user administration, etc.
  • The entire source is available via the GPL
  • An object-oriented programming API

Agora a parte importante: tem o LiveCD para quem quiser testar, e pode fazê-lo até pelo Qemu se desejar.

Links: Homepage, downloads, screenshots

2 comentários:

É sempre interessante ver o que se faz por este mundo fora.

Descobri numa das minhas cruzadas na net em busca de SO diferentes um conceito também interessante, ora vejam lá ReactOS
é um Windows mas livre.

Bah!
Eu conhecia o Syllable faz tempo. Acho muito interessante e gostaria de usa-lo como SO principal quando estivesse bem estável.