A IBM é muito má....
Uma empresa está a acusar outra de fazer uma campanha para impedir que os seus formatos de sua suíte de office sejam standards. E não, a empresa que acusa não é a Sun ou outra empresa que se sente espezinhada e se queixa do monopólio da Microsoft! Quem acusa é a coitada da Microsoft que aponta a IBM de a estar a tramar, fazendo lobby junto de governos e outras entidades para que passem a usar o formato standard ODF, ao invés do formato pseudo-aberto da Microsoft! Isto é de rir!! Deve ser muito complicado para aquela empresa tornar esse formato standard no seu Office 2007.
Se a unidade de comprimento é o metro e é aceite como medida do sistema internacional de unidades, por que diabo tem de haver o "open-metro" inventado por uma única empresa para seu benefício e intere$$e, e querer que seja tambem standard? A unidade "metro" não presta?
Fonte: OSNEWS
Se a unidade de comprimento é o metro e é aceite como medida do sistema internacional de unidades, por que diabo tem de haver o "open-metro" inventado por uma única empresa para seu benefício e intere$$e, e querer que seja tambem standard? A unidade "metro" não presta?
Fonte: OSNEWS
11 comentários:
15 fevereiro, 2007 17:27
http://corporatedrones.wordpress.com também tuxa aqui ;-)
alias, não sei dos outros (somos 3 escritores), mas assino o feed ;-)
15 fevereiro, 2007 20:40
Isto é a Microsft a aplicar a estratégia floribélica; fazem-se de coitadinhos, pobrezinhos e bonzinhos para terem pena deles. E depois a IBM, aka Bruxa Má, é castigada.
Esta estratégia é a mais agressiva do marketing. (lol)
16 fevereiro, 2007 01:31
Não sei se a analogia é correcta, primeiro porque nem todos utilizam exclusivamente o sistema internacional de unidades, depois porque tens algumas incorreções:
1- Inventado por uma única empresa para seu beneficio e interesse
É verdade que foi inventado por uma empresa, mas em beneficio dos seus proprios clientes e que serão seguramente mais dos que hoje utilizam odf o tal standard. Depois deixou depertencer a essa empresa, pertence à ECMA, e tem contribuições de Apple, Barclays Capital, BP, The British Library, Essilor, Intel, NextPage, Novell, Statoil, Toshiba, e da Biblioteca do Congresso do EUA, como podes ver aqui:
http://www.ecma-international.org/news/PressReleases/PR_TC45_Dec2006.htm
Depois o ODF nunca se prestaria a garantir compatibilidade total com os muitos milhões de documentos criados com o Office da Microsoft, que era naturalmente um dos objectivos desta, por isso nem consigo ver porque iria a MS investir num formato que não defenderia o investimento dos seus clientes e depois porque é que só deve existir um único formato, e só porque foi o primeiro, afinal a escolha já não é importante? será o odf incapaz de lutar pelos seus próprios méritos?
Esta acusação parece despropositada, mas basta olhar para os blogs dos colaboradores da IBM que no ultimo mes, nao fizeram mais nada do que dizer mal do OXML, em vez de trabalhar no muito que falta nas especificações do ODF que pelos vistos mais parece trabalho em progresso...
Experimenta criar um documento com o Oo em odf e tenta abri-lo com uma aplicação que o suporte e vê lá se é isso que se espera de um standard, mas pelos vistos perante as omissões das especificações nada mais resta às aplicações senão decidir o que fazer e como o fazer. Parece que afinal existe um standard aberto que só é capaz de ser gravado e lido por uma única base de código e essa é a do Oo, brilhante...
16 fevereiro, 2007 10:47
O que eu vejo nisto tudo é que a Microsoft ficou chateada porque o pacote OpenOffice suporta um formato que é desenvolvido como standard e eles perderam o comboio... Além disso a Microsoft nunca teve problemas em vender software com formatos proprietários, porque razão é que agora se lembrou de abrir os portões ao mundo?
Quanto à questão que o anónimo coloca relativamente ao ODF e OpenOffice acho interessante, mas ainda não tenho acesso a mais aplicações que suportem ODF a não ser o OpenOffice e o KOffice e até agora não tive problemas, mas podes dizer quais são as outras aplicações em que tiveste problemas?
16 fevereiro, 2007 10:51
Há pouco esqueci-me de falar do Google Docs and Spreadsheets, mas vou experimentar a ver se é por aí que o ODF apresenta problemas.
16 fevereiro, 2007 12:18
Olá!
Simplesmente inevitável essa crítica.
Eu coloquei algumas considerações sobre a carta aberta em meu blog:
http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/02/15/se-vai-copiar/
Pode ser útil para o debate
16 fevereiro, 2007 15:44
E se a IBM estiver mesmo a boicotar este processo?
Um dia é do caçador outro é da caça.
Os "sorridentes" esquecem-se rapidamente do investimento que fizeram numa empresa pertencente à SCO para que o processo SCO vs IBM pudesse continuar.
O que é que esperavam?
Miminhos e festinhas?
17 fevereiro, 2007 03:40
Francisco, basta utilizares o Writer, o Abiword e o KWord, e se tentares gravar um documento, que nem necessita de ser muito complexo, o rendering noutra aplicação já não vai ser igual e se voltares a gravar o roundtrip vai gerar uma versão que dificilmente fará lembrar o documento original, penso que não é isto que se pretende...
É ridiculo como o ODF revela tanta imaturidade em tantas áreas, e mesmo assim foi aprovado pelo ISO, um documento discutido no seio de um comité técnico do OASIS onde apenas 2 pessoas participaram em cerca de 75% das reuniões (e mesmo que reconhecendo capacidade a ambos) é este o grupo que decidiu não especificar sobre as formulas na folha de calculo? são estas as pessoas que devem decidir para o único formato que deve existir, segundo a opinião de alguns?
Para veres que não estou a inventar:
http://www.oasis-open.org/committees/office/minutes.php
Eu cá estou como o nosso amigo Joca, prefiro que existam alternativas...
Mas o mais interessante é que toda a gente parece ser muito conhecedora desta problemática, mas de facto não fazem a minima ideia do que estão a falar, mas pronto sempre dá umas boas conversas de café...
17 fevereiro, 2007 11:40
...e isto sou apenas eu a ver-me ao espelho.
Era isto que o meu amigo quereria completar a frase, não era?
Não se preocupe, aqui o seu servo está sempre pronto a diverti-lo.
17 fevereiro, 2007 22:27
Caro Joca, seguramente não estarei por dentro de todos os detalhes das diferentes especificações, mas tento ler as razões de ambas as partes, não tenho a atitude pouco humilde que normalmente demonstra, ao não aceitar opinião nenhuma diferente da sua, e o pior é que nunca é capaz de explicar porquê.
20 fevereiro, 2007 11:57
Acho que o pessoal aqui se está a esquecer de uma coisa. Apesar de o ODF ser já um standard, aplicações como o Kword ainda não suportam 75 % do standard. nem o Openoffice o suporta totalmente ainda.
como podem ver neste site http://opendocumentfellowship.org/applications
muita coisa falta ainda fazer.
N.
Enviar um comentário