08 fevereiro 2007

O professor pirata.

Tenho lido por aí uns artigos sobre um caso dum professor russo de nome Posonov lá duma escola dos Urais que se arrisca a ser condenado por usar software pirata, neste caso Windows. E por causa dele, o Mikhail Gorbachev tentou meter uma cunha ao Bill Gates para que ele intercedesse favoravelmente pelo professor, junto do governo Russo. Até porque o tal professor tinha a atenuante de não saber que estava a cometer uma ilegalidade (não saber ler a licença???). Embora o pedido tenha sido escrito ao Bill Gates, a resposta já veio da Microsoft:

Ponosov’s case is a criminal case and as such was initiated and investigated by the public prosecutor’s office in Russia.

Microsoft has no intention of making a civil claim against Mr Ponosov,” the statement said. “We are confident that the Russian courts will make a fair decision in Mr Ponosov’s case after comprehensive analysis of all related details.


E está correto! A Microsoft não tem nada que se meter (ainda mais) nos governos de cada país. Já basta as ligações mafiosas que existem entre ela e muitos governos soberanos, mas isso são outras conversas... E apesar de a Microsoft já ter admitido que a pirataria foi e é um dos seus grandes trunfos para que seja o gigante que é hoje, o professor Posonov terá de ser uma baixa de guerra....

Vejo aqui duas situações que não abonam nada em favor do professor. Mesmo estando numa aldeia longínqua do Urais, acho muito difícil o tal Posonov não saber que está a agir ilegalmente! Até porque ele é professor! Brincamos, não?? Se usa sofware pago, deve pagar por ele!

A segunda é porque usou Windows que é pago, inseguro, ineficiente, etc e não usou uma qualquer distribuição de GNU/Linux! Mesmo distros russas são coisas que lá não devem faltar! É que opções legais e de superior qualidade, são coisas que hoje em dia não faltam!!! Portanto não vejo razão para ter feito o que fez!

Parafraseando um certo parágrafo, Linux, qualquer que ele seja, não só é viável como aconselhado! Levantem-se os argumentos que se levantarem, esperneiem os adeptos do Windows o que quiserem, o Linux é mais fácil de instalar e simplesmente é muito melhor, seja em termos de variedade e quantidade de software, de segurança, robustez, facilidade de utilização, de liberdade! E não precisa de hardware topo de gama!

Só espero que esse professor Posonov não estivesse a usar o Windows para dar formação de informática! É que então seria eu a escrever ao governo Russo para o castigar duramente! É que o Windows, quanto muito poderia servir para quem nunca mexeu num PC, a usar um rato, abrir e fechar janelinhas, fazer reboots, apanhar vírus. Nada mais. Para dar formação em programação, Linux é de longe muito mais vocacionado. E se for para dar formação de como um sistema operativo realmente funciona, como faz diversas funcões inerentes do sistema e tudo isso, só com acesso ao kernel ou aos códigos fontes dos programas em questão é que se pode aprender! E com software proprietário fechado como o do Windows é impossível...

Vamos lá a ver como é que ele se vai safar....

4 comentários:

Demais este seu post: Se usa sofware pago, deve pagar por ele!. Vou usar isto como mantra.

A segunda é porque usou Windows que é pago, inseguro, ineficiente, etc.... Hoje você se superou!

Pois é...
Mas não é bem assim. Estes dias conversando com um Padre sobre problema com vírus e tals, ele ficou alarmado ao saber que estava usando "Office Pirata" e que se deveria pagar por ele.

Quando um desinformado compra um computador, pra ele tudo é uma coisa só (SW e HW). Se ele comprou e pagou pela máquina, ele crê que tudo o que tem nela é correto.

A questão do professor Posonov é muito mais complexa que simplesmente "ele usava windows pirata". Talvez ele soubesse que era pirataria, talvez não. Não cabe a nós julgar.

Mas de qualquer forma ele provavelmente vire bode espiatório para a Russia entrar na UE, provando que está lutando contra a pirataria...

E cara, desde quando um leigo lê a licensa do Windows? Você leu alguma vez?

Acho que talvez a política do NEXT NEXT NEXT OK tenha viciado o usuário em não ler as informações.

Na verdade compreendo e aceito essa hipótese de ele não saber mesmo que estava ilegal e será concerteza um bode expiatório. Mas falei nele para dar um exemplo aos portugueses (e brasileiros) que não se deve de usar pirataria e mais vale usar Linux, ficam melhor servidos.

As licenças do windows só comecei a lê-las há pouco tempo, depois de sair dele....

Não é a Russia querer entrar na UE, mas sim no comércio livre internacional ou lá o que isso seja...

Há uns tempos atrás, numa palestra muito interessante acerca da pirataria, ouvi um grande responsável da M$ a dizer que estava com receio do novo SO (espécie, digo eu). Este receio prendia-se com o facto da protecção anti-pirataria implantada, a qual desviaria muitos utilizadores dos produtos da M$. Adiantou ainda, confidencialmente, que o Império tinha beneficiado imenso com a enorme pirataria de que os anteriores produtos eram alvos.
Sei que não é o único que pensa desta forma. Aliás, não consigo compreender como uma empresa super-hiper-etc.-etc. nunca conseguisse criar um sistema de protecção eficaz.