13 março 2007

Ferramentas de (anti-)intrusão

Qualquer administrador de sistemas ou consultor de segurança sabe que, é boa política testar os sistemas de segurança dos seus servidores antes que "outros" o façam e com consequências por vezes graves. E é sabido que esses "outros" tem uma vasta colecção de ferramentas para sniffing, snooping, cracking, e muitas outras à sua disposição. Se quiseres simular um ataque, podes sempre fazer o download dalguns programas da tal larga colecção de ferramentas, instalá-las e ires testando os teus servidores. Mas não é fácil ter as ferramentas certas, e instalá-las no teu sistema pode levar horas ou mesmo dias do teu tempo preciosos.

É sabido que existe algumas distros de Linux que são designadas para estes trabalhos específicos e as mais conhecidas são a Auditor e Whax. E entretanto, estas duas distros juntaram-se e criaram a BackTrack. Esta nova distro é baseada no Slackware LiveCD e traz uma vasta colecção de programas como ferramentas de intrusão, ferramentas para investigação e descoberta de entradas clandestinas, e muito mais.

Parece-me ser uma distro que um administrador de sistemas deverá ter sempre à mão!

Links: Homepage, screenshots e download

comentários:

Isso e mais umas ferramentas bestiais dos nossos amigos brasileiros, que são, como se sabe, dos melhores hacker's do mundo.
Atenção - leia-se hacker como o definido por Eric. S. Raymond no famoso "Hacker Howto".
Cumprimentos.