28 março 2007

Fora com o ponteiro do rato!

Já te aconteceu teres o ponteiro do rato mesmo por cima da palavra que estás a escrever ou do desenho que estás a desenhar no ecran? Lá tens de tirar a mão do teclado e mover o rato para tirar o chato do ponteiro que teima em ir sempre para onde estorva! Coisa irritante, não é?

Ora aí é que entra o unclutter. Esta pequena aplicação para o X11 tem como única função esconder o ponteiro do rato, caso não estejas a utilizá-lo. E se não usas o ponteiro, qual a razão para estar visível? A princípio até eu julguei que este unclutter não fizesse sentido, mas agora que estou a escrever este artigo e não tenho a necessidade de tirar o raio do ponteiro que teimosamente costuma estorvar, já o acho indispensável!

Para instalar em Debian e afilhados é o apt-get do costume. Para usar o unclutter basta escrever no terminal/consola:

$unclutter &

E em 5 segundos o ponteiro desaparecerá até que o rato seja mexido. Algumas opções:

  • -idle 2 (Após 2 segundos desaparece o ponteiro)
  • -keystroke (Assim que começares a escrever no teclado, o ponteiro esfuma-se)
Mais opções estão listadas na ajuda do costume: man unclutter


Se quiseres usar sempre esta indispensável aplicação, coloca a seguinte linha no .xsession, .gnomerc, no "start programs" ou seja lá onde coloques os comandos para serem executados no arranque ou login da tua sessão:

unclutter &


Fonte: Debian Package of the Day

13 comentários:

Muito boa ideia, são inúmeras as vezes em que o ponteiro do rato já me chateou quando tentava escrever :D

não conhecia... muito bom e util.
altamente recomendado

continua assim, que dicas destas são sempre bem vindas

obrigadão

Este mes vc esta atacado :), fornecendo grandes dicas, obrigado.

Nunca havia parado para pensar sobre o incômodo que o mouse causava quando lia ou escrevia algo.

Aplicativo bem simples e extremamente útil.

Muito obrigado.

seu site demora muuuito pra abrir aqui. É só aqui no Brasil ou ele está lento mesmo?

Por vezes o blogspot está lento ou pode acontecer algum link demorar a carregar, mas normalmente apenas demora uns segundos a abrir

Desta vez fui completamente apanhado de surpresa!
É das tais coisas - como é que nunca dei por isso?

@braço.

este utilitário vai dar um jeitão do caneco, já que eu costumo escrever várias linhas de texto por dia e acho o raio do cursor do rato em cima da caixa/página bastante incomodativo.

http://img374.imageshack.us/my.php?image=cofcofnj5.png

cof cof

o meu irmão também usa essa skin no XP

recomendo a opção -keystroke apesar de nao funcionar com todos os programas...
é que com -idle (seg), ocorrem alguns precalços: as bolhas de info, previsualização, etc, desaparecem ao fim dos tais seg que regulamos. e um outro pormenor, jogos que se controlam com o mouse como o neverball ficam impossiveis de controlar.

ao anonimo: numa pequena investigação descobri que os meus cds de debian woody lançados em 2002 já traziam o unclutter, apenas nunca tinha dado por ele, em parte porque já na altura o meu sistema tinha mais de 14000 programas para escolher quais instalar, e como deve calcular, é impossivel para alguém conhece-los a todos. esta ideia é bastante antiga, provavelmente mais antiga que o xp. o windows vista começa agora a fazer alguns efeitos no desktop que tanto kde como gnome já o fazem à vários anos, por isso acalme a sua tosse, porque o windows tem décadas de atraso tecnológico e todas as inovações que apresenta são sempre ideias já postas em prática por outros. Pesquise na história para verificar que a microsoft nunca efectivamente "criou" um sistema operativo, apenas mudou o nome a um que já existia.
bill gates devia ter-se ficado por criar interpretadores para os microprocessadores Z80 e nunca ter-se virado para pcs.

Além de que este unclutter tem várias opções para tornar invisível o cursor, ao contrário da tal imagem cof, cof no windows, o cursor apenas desaparece ao teclar no teclado.

E como disse o aramefarpado, este aplicativo já tem uns anos, o pessoal é que não sabe da sua existencia e estamos redescobrindo estas coisas!

Só mesmo para completar:
http://packages.debian.org/changelogs/pool/main/u/unclutter/unclutter_8-5/changelog.html#versionversion0.8-12

O unclutter já existe desde 1996!