20 março 2007

TechDays 2007 - Day One


Hoje deu inicio o TechDays 2007, um evento MS com o patrocínio de vários empresas. São 3 dias de sessões e laboratórios técnicos. Na verdade é um grande pavilhão de vendas (lobo em pele de cordeiro?!) em que são realizadas muitas sessões de técnicas de novos produtos MS, mas ao mesmo tempo não deixam de ser sessões de marketing desses mesmos produtos.

Na sessão de abertura do TechDays foi efectuado "anuncio" de vários novos produtos MS, como o Forefront Client Security, o SoftGrid ou VS2005 Team Edition for databases. Mas estas apresentações foram de tal modo encenadas e de tal maneira "plásticas" que mais parecia um sketch do "Mike e Melga" do Herman.

Neste primeiro dia, optei por assistir às sessões de virtualização por Ronald Beeklaar, as quais foram bastantes interessantes e deram para perceber o que vai surgir em breve. Este é um tema que está na moda e com grande procura, aliás não é à toa que a MS se lançou nisto. Contudo a sua primeira abordagem foi/é um fracasso, pois os seus produtos actuais Virtual Server 2005 R2 e o Virtual PC 2007 continuam muito distantes dos produtos da VMWare.

Verifica-se contudo uma alteração de estratégia e estou em crer que vamos ver a MS tentar aplicar novamente a receita habitual, software com dependências de produtos de código fechado e exclusivo, sendo 2008 o ano em que esta guerra vai subir de tom. O novo produto que a MS está a criar só irá "correr" sobre o Windows LongHorn, o qual estará "assente" sobre uma outra camada, o "Hypervisor". Para as virtual machines, estão a ser criadas as "Enlightenments", umas APIs que permitem optimizar os processos de comunicação entre o host e o guest. Claro está que isto é tudo código fechado..., mas há boas hipóteses da Novell ter acesso a essas APIs...

Digo 2008 porque este produto só vai sair após o LongHorn (até 6 meses depois), ou seja, 2007 começa ser um bocadinho apertado.

0 comentários: