Dica KDE - Rippar cd's audio com o Konqueror
O Konqueror, quando em modo de file-explorer, apresenta do lado esq uma barra com icones.
Para se extrair (rippar) músicas dum cd-audio não há necessidade de abrir mais nenhum programa, na barra lateral, seleccionamos "serviços".
Em "Serviços" abrimos o "Navegador de Cds Audio.
Dependendo dos encoders que tenhamos instalado, vão aparecer as diversas opções que temos, ogg, mp3, etc... está disponível também a extracção total do Cd para um unico ficheiro.
Depois de escolhermos que formato queremos, seleccionamos quais as faixas que queremos extrair e (com o bt drt do mouse) clica-se em "copiar".
Voltamos à barra lateral e seleccionamos vista de ficheiros em "Pasta Pessoal" ou "Pasta Raiz", navegamos até à pasta onde queremos os nossos mp3, ogg, etc... e simplesmente mandamos "colar".
Pronto... a extracção/reconversão demora algum tempo como é obvio.
O konqueror serve-se da informação obtida por cddb para dar nomes às musicas e meter informação na "tag" de cada ficheiro.
Desde que o descobri, este passou a ser o meu método favorito de extrair musicas de Cd.
3 comentários:
16 abril, 2007 16:35
É por coisas como esta que não consigo deixar o KDE, apesar de estar a começar a ficar também competente no uso do GNOME. Já agora, escrevi um artigo de configuração do Konqueror no meu blog há cerca de ano e meio -- podes dar lá um salto se estiveres interessado: http://maracuja.homeip.net/blog/comentarios?art=190
16 abril, 2007 19:03
Oi antónio, o será André ? ;)
Yap, pelo menos a mim o konqueror "conquistou-me", actualmente faz muito mais do que se imagina, inclusive faz algumas coisas que não faço ideia do que seja, como aquela função de modo cervisia...
gosto principalmente dos modos de album fotográfico e filelight, mesmo com o filelight a fazer o konqueror crashar sempre que se sai do modo dele.
05 maio, 2007 21:07
Confesso que não conhecia essa função do Konqueror, agora fiquei encorajado a testar mais a fundo todas opções que ele proporciona, afinal antigamente só utilizava o Gnome e seus aplicativos.
Enviar um comentário