06 abril 2007

Dolphin, novo gestor de ficheiros para o KDE4

Parece que o com o novo KDE 4, o Konqueror deixará de ser o gestor de ficheiros (file manager) por omissão, ficando o Dolphin com esse trabalho. Curioso, fui fazer o download da aplicação e após um rápido olhar por ela e pelos seus menus, posso garantir que é imensamente mais simples que o todo-poderoso Konqueror. Ainda mais simples que o Nautilus do Gnome.
A verdade é que na maior parte das vezes, para andar a cortar, copiar, colar, criar isto ou aquilo, ver umas imagens, acabamos por sentir que não precisamos de todo o Konqueror para o fazer, tal as suas enormes potencialidades que não iremos usar. É como usar um Ferrari para apenas andarmos dum lado para o outro na nossa rua de 50 metros. Acho que os desenvolvedores do KDE 4 também sentiram isso e quiseram voltar às origens com este bem mais simples gestor de ficheiros. Por mim gostei, quando brincar no KDE usarei este Dolphin, sem dúvida!

4 comentários:

Ainda não testei o Dolphin, mas o qe vejo no screenshot é uma cópia fiel do Nautilus, em sua configuração mais simples.

A propósito, a foto PS50109b.jpg é a mais interessante. ;-)

Quem viu o linux à 7/8 anos e quem o vê agora....

A tal PS50109b.jpg é só para atrair leitores ao Tux ;)

Por este andar eles vão mudar o KDE e fazer algo que não seja uma confusão...

Quando instalei o Sabayon, sempre que abria uma app do KDE, perdia-me no meio de tanto botão. O KDE pode ser muito à frente e tal, mas é uma confusão dos diabos. Prefiro mil vezes o gnome.