01 abril 2007

Editores de blogues em Linux

Hoje estive a dar uma vista de olhos por editores de blogs em Linux, fiquei com a nítida impressão que no geral, são todos bem simples e com poucos recursos, embora tenham o essencial. Se compararem estes editores com o ScribeFire (antigo Perfomance) que pode ser adicionado como plugin ao Firefox, percebem porquê. E não falo apenas dos editores para ambiente Gnome, os que aqui irei mencionar para ambiente KDE seguem a mesma linha.

O BloGTK, tal como o nome faz crer, é para Gnome e ainda é dos mais apetrechados em características. Um problema que encontrei com ele foi o facto de que se se meter uma conta dum blog e estiver errada, ele recusa-se a abrir novamente. Solucionei esse problema apagando a pasta .blogtk na minha /home e depois configurando a conta corretamente após a abertura do BloGTK, já sem problemas.























Outro editor muito interessante em Gnome é o Drivel. É simples e embora aparentemente não se vejam muitas opções para editar um blogue, elas estão lá metidas nos menus e fornecem tudo o que possamos precisar para colocar um artigo no blogue.























O editor mais simples que encontrei para Gnome é sem dúvida o Gnome-blog. É mesmo só aquilo que é necessário para colocar o artigo online e prontos! O único menú que existe para além da janela principal é mesmo o da configuração da conta do blogue.













Quanto ao ambiente KDE, as diferenças não são muitas. Dos editores mais completos que irei aqui mostrar é o QTM que até é multiplataforma, ou seja, está disponível para além do Linux, para Mac e Windows. A versão já vai na 0.5 e parece-me que este editor é bem promissor.


















Aparentemente mais austero é o Blokkal, podes escrever um artigo em offline e postá-lo depois. De resto é parecido com os anteriores, sendo depois uma questão de gosto do utilizador. Parece-me que as cores e fontes do printscreen abaixo não o favorecem...



















Termino com o Kblogger, um aplicativo tambem para KDE e baseado no Gnome-blog. Algumas coisas ainda estão por ser feitas, tal como diz o autor do programa, mas para quem queira algo simples, esta aplicação é capaz de ser a resposta.




















Parece-me que está em falta um bom e completo editor para Linux e um exemplo disso é o Windows Live Writer, mas este apenas está disponível para windows. Mas como a comunidade nunca dorme em serviço, pode ser que apareça em breve qualquer coisa....

4 comentários:

Não conhecia nenhum dos programas para KDE. O QTM parece ser porreiro mas, é como diz, nenhum chega ao Windows Live Writer.

Após ter lido seu post resolvi instalar o blogtk. Apanhei um pouco par fazê-lo funcionar com o wordpress, então vai aí uma dica para quem passar pelo mesmo problema:
No server url usar o seguinte endereço:
http://seublog.wordpress.com/xmlrpc.php

Com isto você consegue se autenticar e enviar os posts.

Abraços,

Renato

Vai para os marcadores, obrigado pela dica!

Experimente o Bilbo