05 abril 2007

Rainlendar para Linux

Desta vez irei falar dum programa que embora seja grátis não é livre, mas acho que devo apontá-lo como mais uma aposta duma aplicação que apenas existia para Windows, e agora está disponível para Linux. Nota-se que cada vez mais as empresas vão olhando para o sistema do pinguim como algo em potencial, prevendo um bom futuro com ele, e portando suas aplicações do Windows para Linux.

Muita boa gente que usa o Windows conhece o Rainlendar, um pequeno programa que mostra um calendário no desktop, e mais umas barrinhas onde se pode colocar eventos e alertas. Agora tambem está disponível para Ubuntu 6.06 ou distribuição de Linux equivalente (??????), em duas versões: a Lite e a Pro que é paga (€15). Quem estiver interessado pode fazer o download daqui, extrai o conteúdo do ficheiro que tem a extensão tar.bz2 para uma pasta, e depois move-o para a pasta /opt:

$sudo mv rainlendar2 /opt

Se quiseres podes criar um atalho para o Rainlendar no Desktop, ou pelo Alacarte criar uma entrada para ele no menu do Gnome, ou podes metê-lo a arrancar com a tua sessão indo ao Sistema > Preferencias > Sessões. Clicas na aba Startup Programs e depois no botão Adicionar. Escreves /opt/rainlendar2/rainlendar2 e podes fechar a janela.

Um exemplo de como se configura a janela para o atalho:



Fonte: ArsGeek

4 comentários:

Samuel Corradi disse...
05 abril, 2007 20:16
 

Eh so uma pena que o suporte a transparencia desse programa no Linux ainda esteja falha. Uso programas que tanto tem para windows e linux. E deixo os dados dos programas sempre em um hd separado. Assim, tanto faz eu estar em linux ou windows q continuo com os programas da mesma forma. Porem o Rain tem ainda uns probleminas no linux. Entre eles: Se vc mostrar o desktop (minimizar todas janelas com um bota) o rain minimiza tb. Se vc arrasta ele no desktop, é com se o papel de parede fosse "recortado". Mas sem duvida eh um excelente programa. simples e pratico

Essa do arrastar e o wallpaper parece ser recortado, aqui não acontece.
O minimizar acontece como voce diz.

Este comentário foi removido pelo autor.
Samuel Corradi disse...
06 abril, 2007 23:18
 

Pode ser minha placa de video entao. Quando estou vendo um video, usando o Beryl, e arrasto a janela, ela fica azul. Os Gadgets (esqueci o nome da aplicacao) tb costumam cortar o papel de parede. Lembrado disso vejo que o problema talvez nao seja do programa, mas da cofiguracao do meu liunx. Minha placa eh uma intel 915.