18 abril 2007

Teste de usabilidade

Sois todos convidados a fazer um pequeno teste de usabilidade, falo do OpenUsability que tem por objectivo tornar o software Opensource mais "usável". Este específico teste, é sobre ícones do ambiente de trabalho KDE e são apenas 15 minutos do vosso tempo. Vá lá, não custa nada....


Fonte: Nuno Pinheiro

7 comentários:

Aqueles icons têm mesmo graves falhas de usuabilidade e infelizmente este teste, por não ser cronometrado, não vai servir para as corrigir a todas mas nomeadamente os icons dos tipos de ficheiro e as opções para desligar, reiniciar, etc, devem conseguir ser revistas através deste teste.

PS: Para mim até foi um pouco difícil de me tornar imparcial visto já conhecer a maioria dos icons, alguém sem experiência de KDE seria mais indicado para o fazer.

É um teste mais indicado para quem não conheça o KDE, mas eu que pouco uso o KDE, não entendi os botões de desligar, ligar como outro user e lock de session. Até os zips e spreadsheets não reconheci naqueles ícones.

O pessoal do openusability fez tudo para poder criar confusão no teste ten lá icones que já nem sequer exystem k3b e konqueror muintos deles aão verçães de icones que já tivemos e tal.
o shutdown lock e siwtch era tipo a razão d exystencia deste survey, se todos acertarem apezar de alguns se queixarem é porque alguma coisa esta bem...
Os mime nem sequer estão feitos o que lá está é mais um placeolder que outra coisa.

@pinheiro
"o shutdown lock e siwtch era tipo a razão d exystencia deste survey"

E bem que precisam ser mudados, na minha opinião não se percebe o que tem a ver com as funções que representam!

bem o shutdown acho que não deixa dulvídas é mais o switch e o lock
se reparares o lock é o sentido proibido alterado dentro da lógica visual dos 3 ícones.
Bem mas como muita gente não percebeu vou ter de fazer normal com um aloquête.

Eu até uso KDE, mas os ícones de .zip e folha de cálculo, não os conheço, porque estou habituado ao OpenOffice.
Acho que o shutdown, user lock e session switch são fáceis...
Mas também não sei muito bem qual o problema, um gajo muda de tema e os ícones mudam quase todos, por isso é normal que cada utilizador reconheça icones que por vezes não são os standard do KDE...

Ok. Fiz o teste, e simplesmente não consegui reconhecer o ícone para folhas de cálculo (tb estão tão pequenos ...). Tirando isso até está bastante bom, tirando, como já foi referido, a confusão dos botões de shutdown (o de shutdown é simples e fácil, mas o de mudra de utilizador é mais parecido com "restart")