07 abril 2007

xdtv

Este meu 1º post aqui vai interessar principalmente para quem tem placa de captura de video analógica e de sintonia de TV.

Vou tentar descrever o funcionamento de um programa que parece ser pouco divulgado, mas que pessoalmente acho muito completo.
Trata-se do xdtv.













Este programa vai buscar imagem ao 1º dispositivo v4l registrado no sistema, e o som ao "line in" da 1ª placa de som também registrada no sistema.
O xdtv está disponivel e pronto a instalar nos repositórios de debian e mandriva, e provalvelmente em mais distros também.
Requer ffmpeg para os encodings, cron para os agendamentos, e mais alguns para outros detalhes.
Considero o xdtv melhor que o kdetv e tvtime porque este consegue gravar o que estamos a ver, e podemos até usa-lo como um video gravador pré programado... a capacidade de gravação dele (em tempo) depende unicamente da quantidade de espaço livre que temos em disco e do codec
que escolhemos.
A sua apresentação gráfica pode não ser das mais bonitas, mas este programa é realmente muito poderoso.

Clicando com o botão drt do mouse na janela de video que o programa gera no arranque, aparece o seu "Main Actions"
Na "Main Options" quase tudo são botões para se clicar, esta janela gera outras janelas com opções quase intermináveis.
Para se sintonizar canais de TV usa-se as teclas do cursor (teclado) e é igual ao sintonizar duma televisão, convém termos a form "Channel Editor" aberta para irmos dando nomes ao canais que encontramos e os memorizando... as teclas cima/baixo do cursor fazem mudar de canal, enquanto as teclas esq/drt fazem a sintonia fina. Para quem já sintonizou televisões, isto vai ser fácil. A norma de TV é também importante, para portugal seleccionar PAL-BG, no brasil será NTSC-M.
O programa tem a capacidade de guardar diferentes ajustes de brilho, contraste, cor e volume para cada um dos canais memorizados.


Dependendo das capacidades da placa que cada um tenha, este programa vai apresentar várias opções de entrada, no meu aparecem: Television, Composite (video composto) e S-video. Uso a entrada Composite para gravar a partir do VHS.
Usa também várias teclas para atalhar directamente a funções, exemplos : R para on/off de gravar, B para on/off da moldura da janela de video, F para fullscreen, etc...

O xdtv tem funções que nunca as configurei nem testei ainda, como o teletexto, o agendamento de gravações, o envio (streaming) de video para uma network, lida com legendas em separado (não disponivel nas televisões portuguesas que eu saiba).

Existe também uma janela mosaico que mostra uma frame de cada canal sintonizado.







Dicas para boas gravações:
Costumo gravar directamente para: stream de video em divx (ffmpeg mpeg4) e o som para mp3 (lame), a imagem em 640x480 e 25fps, e o som a 48Khz.
Para reduzir a possibilidade de cortes na gravação, costumo fechar o kde e arrancar um desktop mais leve (fluxbox é um bom exemplo), abrir apenas o xdtv e o kmix. Isto é necessário visto que ao gravar a 25 imagens por segundo directamente para divx e mp3 estou a impor ao Pc um trabalho pesado
e convém-me ter o Pc "soltinho" para o fazer sem interrupções... notem que este tipo de captura é assincrona (não há sincronismo), e se o Pc se atrasar, ele não pode pedir a quem lhe envia informação para "esperar um bocadinho".
Se optarem por gravar em formatos não compactados, então o xdtv quase não vai precisar de recursos, mas vai limitar muito o tempo de gravação (o disco vai encher muito mais rápido).
O som tem truque: Alguns programas de TV têm o som mais alto que outros, e isto foi o mais dificil de conseguir regular. Algumas gravações ficavam boas, enquanto outras ficavam com o som estridente ou distorcido. É preciso conhecerem bem o vosso mixer e dispositivos de som, e regular bem os volumes antes de se começar a gravar, os volumes podem precisar serem reajustados sempre que mudarem de canal sintonizado.
Recomendo colocarem os volumes de reprodução no máximo (para ouvirem directamente como vem o som do sintonizador) e irem baixando o volume do sintonizador até a distorção desaparecer, o volume do sintonizador precisa ser bem ajustado; muito alto = som distorcido, muito baixo = o efeito "hiss" sobressai e fica muito audível (aquele som SSSSSSSS de fundo). O volume da captura (gravação) tem que ser ajustado por tentativas pois se esse também estiver alto demais o resultado da gravação vai ficar também distorcido, mas este podemos tomar nota de onde conseguimos bons resultados e mantê-lo nesse valor. Ah, claro que temos que selecionar a captura de som para a entrada line in... enfim, saber usar bem a mixer é importante.

Depois de gravado, um video pode ser trabalhado com o avidemux, para lhe retirar intervalos de publicidade, normalizar volume de som, converter para outros formatos, etc...
Trabalhar com video requer conhecimentos mínimos, para se conseguir bons resultados...
Penso brevemente publicar algumas dicas sobre a utilização do avidemux e outros.

7 comentários:

Um primeiro post muito porreiro e detalhado! Venham mais destes!!

Os meus parabéns ao ArameFarpado!!!
Excelente artigo, espero que seja o primeiro de muitos, quando tiver alguma duvida sobre o assunto já sei a quem me dirigir!
Parabéns também ao Tux Vermelho pela aquisição!

já agora pergunto ao ArameFarpado qual a melhor placa com relação Preço/Drives?

Luis Alves:
Realmente não te sei dizer nada de concreto. Eu tenho uma haupaugge com chip conexant, pode não ser das melhores mas não estou descontente com ela, o preço dela, como foi negociada em 2ª mão, não sei qual o preço duma na loja... para isso consulta os sites das principais lojas.
Pelas criticas que leio, parece que as melhores são as pinnacle e miro.
Se for para usar em linux há que antes de comprar, fazermos uma pesquisa na net para vermos se ela é suportada ou não...
Eu estou quase em dizer que todas as PCI já são suportadas, até as avermedia, mas é sempre bom pesquisar isso.
Existem uma externas por USB as quais não recomendo, o mais certo é não haver drivers e mesmo que haja, eu acho preferivel capturarmos a imagem por uma placa e o som por outra, e com um aparelho ligado a USB isso não vai ser possivel.

a minha placa não captura som, ela separa-o e ele é enviado para o line-in da placa se som por um pequeno cabo com 2 jacks que tenho atrás do Pc, o qual liga duma placa para a outra.

Espero ter ajudado.

Já agora, um detalhe que esqueci:
Existem placas mais baratas que não têm sintonizador nem nada para som, apenas capturam de AV (video composto).
Com uma placa destas também é possivel capturar TV, basta que ponha-mos um VCR a sintonizar o canal que queremos gravar e injectar as saidas de AV dele nas placas se video e som do PC.

Foi uma boa ajuda, o problema cá em casa é o meu puto de 3 anos ter monopolizado a TV com noddy's, rucas e afins. Portanto a já uns tempos que ando a pensar comprar uma placa que corra bem em Linux.

Chamada de atenção.

Quem usa este programa deve ter provávelmente ter reparado que ele tem problemas a receber imagem com kernels mais recentes que 2.6.18

A versão 2.4.1cvs3 adapta o programa aos novos kernels. para já não encontro esta versão preparada para nenhuma distro e é preciso a compilarmos nós. o download da source é feito em
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=67268

Outra situação com este programa é que "ele" está destinado a morrer caso ninguém queira tomar conta dele...
http://xawdecode.sourceforge.net/htmlpageUS/indexUS.shtml
o que é uma pena.

Abraços
ArameFarpado