18 maio 2007

IPv6 - Futuro do WinXP na Internet

Tenho andado pensativo com esta situação:

Em 2008, o IPv6 irá arrancar (a sério) e parece que o objectico é, em 2010 estar tudo a funcionar pelo novo protocolo (esperemos que não seja já tarde demais).
Ora, o XP (e antecessores) não tem suporte para o novo protocolo e a MS já anunciou a descontinuação do XP para o fim de 2007.

Será que vão fazer uma patch para o XP ou estamos já a assistir a uma tacada de mestre para abrigar todos os utilizadores de XP a evoluir para o Vista, muitos deles a serem obrigados a mudar de hardware?
Isto porque sem um remendo*, o XP irá gradualmente ficar incompatível com a Internet, e estas datas parecem coincidir muito favorávelmente para um certo interesse.

Que acham que vai acontecer?
Aceitam-se manifestações, previsões astrológicas, comentários, prognósticos no fim do jogo, cuspidelas, utilizadores XPto's em pânico, podem gritar e arrancar cabelos, etc... tal e qual como foi do bug Y2K (lembram-se?). Só não vale ficarem apáticos, isso é inaceitável.
Nunca tinham pensado nisto? Então está na hora... comecem já a bater o pé com a Microsoft se pensam em manter o vosso lindo XP.

* Patch traduzido dá isso mesmo... remendo.

Abraços a todos do...
ArameFarpado

10 comentários:

Se for esse o caso, tenho a impressão que cá por casa, nos passamos definitivamente para o Ubuntu.
Com mais uns toques, o meu Ubuntu fica a funcionar como queremos.

Tendo em conta as últimas da Microsoft e o descrédito cada vez maior que têm pelos seus utilizadores (exemplo disso é o Vista, 5 anos a ser "cozinhado" e saiu uma valente bosta, com a maior parte do tempo perdido em pseudo-sistemas anti-pirataria e drm), não me parece que vá sair uma patch para o xispe, a não ser que haja muita pressão por parte dos utilizdores

Onde está utilizdores, deve ler-se utilizadores.

Bolas, detesto quando isto acontece...
as palavras escolhidas (e ordem delas) no google fazem muita diferença.
antes andei a fazer umas pesquisas e não encontrei nada de especial e agora dou com um artigo da microsoft em que o SP2 do XP já tras qualquer coisa para ipv6, resta saber se estará funcional, porque se precisar de correcção vai ser o bom e o bonito.

Deixem-me cá corrigir isto antes que enforquem ;)
É provável que o XP já esteja pronto para o ipv6, futuramente se verá.

Agora tirado do mesmo sitio:

Is IPv6 supported in Windows 2000 or Windows 98?

No. Microsoft has no plans to provide supported IPv6 protocol implementations for Windows 2000, Windows 98, and older versions of Windows.

Então estas versões vão estar mesmo arrumadas. Humm, humm, conheço empresas que investiram bastante no Win2K e não mudaram, essas vão mesmo estampar-se...

Eu disse:

É provável que o XP já esteja pronto para o ipv6, futuramente se verá.

MAS!!! vão ter que mexer nas configurações para o adaptar.

mas o XP ja tem IPv6 !!!!!
não defendendo nem nada, pois sou viciado em linux e odeio windows, mas o assunto aí só é valido pro XP sem o SP2, pois desde o service pack 2 o ipv6 ja faz parte do XP, inclusive ele funciona em um sistema de tunelamento pra converter entre IPv4 e IPv6
Olha o que retorna um ipconfig no XP sp2
Adaptador Ethernet Placa de Rede:

Sufixo DNS específico de conexão . : lan
Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 10.0.0.3
Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.0
Endereço IP . . . . . . . . . . . . : fe80::216:d4ff:fe17:9c58%6
Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 10.0.0.138

repare na linha
Endereço IP . . . . . . . . . . . . : fe80::216:d4ff:fe17:9c58%6
que é o endereço IP da nova versão ..


e os comandos tb ja funcionam, vc pode dar um ping ou tracert digitando um endereço IPv6 que funciona.

Já sei ArKanjo :)

mas sabes duma coisa engraçada?
ao que parece, quase nenhum utilizador de XP sabe da existência do ipv6. fiz várias perguntas a utilizadores geeks do XP sobre o ipv6 e eles limitaram-se a dizer que não sabiam o que isso era. :)

Anónimo disse...
19 maio, 2007 02:59
 

Como já alguém disse aqui, o winXP tem de facto suporte para IPv6.

Já em 2003 havia suporte mas era necessário instalar um add-on!

O problema aqui é que, mesmo que já exista algo funcional (que já vi inclusive funcionar), o protocolo continua a ser desenvolvido o que vai tornar "obsoleta" (ou quase) a actual stack ipv6 usada pelo XP.

Ainda há pouco tempo (tipo, semana passada) foi descoberta uma falha no ipv6 que possibilita provocar um DDOS usando até 60 ou 80 "nós" da rede (na altura vi que o "work around" era desactivar a feature que permite redefinir o routeamento...e que é tão útil :o)).

De qualquer forma, a questão é, se não há mais desenvolvimento da stack, já sabemos que "este bug" está lá presente (e muitos outros que ainda irão ser descobertos)!

Podem ler o que estou a falar sobre a falha aqui!

Ainda não vi nada em contrário na manutenção do IPv4 durante 5 anos após a entrada em 2010 do IPv6 conforme estava inicialmente previsto.
Todos os equipamentos são obrigados a ter compatibilidade entre as duas versões deste protocolo através de:
-Um protocolo de roteamento que permita as duas versões;
-Encapsulation;
-Tunneling.
Até à total definição desta versão do protocolo, além das opções descritas, outros métodos serão aceites pelo grupo de trabalho - IETF.

Assim, o meu vaticínio é que em 2015 o XP já era, o Me2 nunca foi e as duas, ou mais, posteriores versões do Windows (será que ainda se chamará assim ou talvez Windux, por exemplo?)já conseguiam lidar, simultaneamente, com as duas versões embora com os normais problemas dos produtos da M$. ;)

Portanto, descansai hostes do XP, o vosso SO ainda não vê o chamamento da luz que o arrastará inevitavelmente para o fim do túnel...

Anónimo disse...
19 maio, 2007 15:24
 

bom... eu tenho uma versão para o futuro da microsoft...

http://tectectec.blogspot.com/2007/05/um-pouco-de-humor-para-quem-no-f-da.html