31 maio 2007

Mais um bom player de multimédia para Windows/Linux

Ainda no artigo anterior falei do Sofa, um player multimédia para ambiente Gnome, falo agora do SMPlayer, para GNU/Linux e Windows. Este programa tem o poderoso motor Mplayer dentro, e tem a capacidade de ver practicamente todos os formatos de vídeo e aúdio, sem necessitar de codecs adicionais. Por outras palavras, mais um concorrente do Vlc.
Na verdade, o SMPlayer é um front-end do Mplayer com capacidades de leitura de DVDs, VCDs e muito mais. Tem a particularidade de guardar as definições de todos os ficheiros que reproduzes. Traduzindo em palavras de 5 cêntimos: interrompeste a reprodução dum filme há pouco, quando o voltares a abrir, estarás exactamente no mesmo ponto onde o paraste, com as mesmas definições de vídeo, aúdio, etc.



Mais características, retirado directamente do site:

  • Configurable subtitles. You can choose font and size, and even colors for the subtitles.
  • Audio track switching. You can choose the audio track you want to listen. Works with avi and mkv. And of course with DVDs.
  • Seeking by mouse wheel. You can use your mouse wheel to go forward or backward in the video.
  • Video equalizer, allows you to adjust the brightness, contrast, hue, saturation and gamma of the video image.
  • Multiple speed playback. You can play at 2X, 4X... and even in slow motion.
  • Filters. Several filters are available: deinterlace, postprocessing, denoise... and even a karaoke filter (voice removal).
  • Audio and subtitles delay adjustment. Allows you to sync audio and subtitles.
  • Advanced options, such as selecting a demuxer or video & audio codecs.
  • Playlist. Allows you to enqueue several files to be played one after each other. Autorepeat and shuffle supported too.
  • Preferences dialog. You can easily configure every option of SMPlayer by using a nice preferences dialog.
  • Translations: currently SMPlayer is translated into more than 20 languages, including Spanish, German, French, Italian, Russian, Chinese, Japanese....
  • It's multiplatform. Binaries available for Windows and Linux.

E se ainda não chega para decidires usar o SMPlayer, tem atenção que é GPL!!

15 comentários:

Tenho que o experimentar, ainda estou a usar a gui básica do mplayer, e este parece mais agradável que o kmplayer.

Já tinha ouvido falar, mas nunca experimentei. Mas parece ser bacano. Um dia destes instalo-o

É de facto um programa muito interessante mas tal como todos os GUI do mplayer não lida muito bem com menus de DVD. É, em minha opinião, apesar dos problemas do dvd, o melhor reproductor multimédia livre. Tenho uma análise pronta que irá ser publicada em breve no meu site.

Instalei e estive a retocar a configuração dele ao meu gosto... está muito bom.
Combina o bom "motor" do mplayer com a maneira de funcionar do kaffeine que também gosto muito. Gostei. Dou-lhe 5 estrelas :)

É o player que uso actualmente no linux, o Vlc ficou para 2º plano, mas ainda está lá para qualquer eventualidade.

Muito completo este SMPlayer, feinho, mas muito bom.

Bem ,não sei se foi coincidência ou não, também não sei se o timing foi exacto, mas após a instalação do smplayer, o meu kaffeine e todos os que usam motor xine deixaram de ler mpeg, xvid e divx...
Tive que reinstalar as libs do xine.
É possivel que tenha sido o smplayer, pois os pacotes que instalei não eram para Debian, mas sim para Kubuntu.
Por outro lado acho estranho, porque o apt costuma sempre avisar quando um pacote está a reescrever um ficheiro já existente e pertencente a outro pacote...
Bem, fica a dica, se o xine falhar após a instalação do smplayer, reinstalem o xine.

Kaffeine?? Que coisa essa a tua de usar programas esquisitos. Se calhar isso precisa é do motor Delta Cafés.
:P

Isso faz-me lembrar quando mexo no motor do Totem, se for o do xine, papa tudo, mas se mudar para o gstreamer, acaba-se tudo....

Kaffeine é um player muito parecido com este smplayer, só não é tao bom a ler wmv e asf como o mplayer.

Mas não percebi o teu comentário:
o xine papa-tudo e o gstreamer acaba-se tudo?

Eu já usei o gstreamer no kaffeine (ele dá para escolher qual motor usar), e achei o gstreamer bom mas muito dificil de mantê-lo controlado, de vez em quando os niveis de cor, brilho, contraste pareciam ter vontade própria e tinha que estar sempre a regulá-los.

Mas achas que eu antes de evoluir para o Gnome, não usava essas coisas no Kde? :P

Com o motor xine no Totem, vejo simplesmente tudo o que há para ver. Se mudar para o motor gstreamer, deixo de conseguir ver os filmes que tenho por aqui espalhados. No Totem não dá para escolher qual o motor, ou instalas um motor ou instalas o outro, junto com o próprio Totem.

Ah tu regrediste para Gnome... ok.

O gstreamer consegue passar tudo o que o xine passa, apenas é mais técnico a configurá-lo... se calhar é areia a mais :P

:p

Encontrei um bug estranho do smplayer:

Tenho este sistema em multi-user e quando o meu puto corre comigo daqui para fora, eu bloqueio o meu e ele arranca uma "nova sessão", ficando na realidade as duas contas a funcionar em simultãneo... o smplayer tanto na minha conta como na do puto foi configurado para usar sempre a mesma "extância" (quer dizer que todos os videos abre sempre na janela já existente... ora, há bocado, o puto clicava nos seus episódios de noddy, dava som mas imagem nestum, e nem se via o player... porque estava a abrir os noddys dele no meu smplayer.
O smplayer reconhece sim que está uma extância prévia a correr mas não detecta que é doutro utilizador... boa.

e aee galera parabens pelo blog de voçês está muito bom !
eu possuo um probleminha com meu smplayer de videos, ele passa os videos numa boa mas meu problema está com a equalização da imagem .
o smplayer roda o filme com um monte de chuviscos e cetinhas me deem uma ajuda s regular minha imagem eu agradeço desde já obrigado!!

porfavor envie para min a solução para meu problema acima para este email weberty,borg@hotmail.com

Uma solução? Ok!

www.google.com