09 maio 2007

Metisse - Integração no KDM

Boas, descobri maneira de arrancar o metisse pelo kdm, mas isto precisa ser muito trabalhado ainda.
Quem já se meteu a instalar o metisse percebeu que ele ainda não trás integração com os login-managers e é preciso correr comandos de cada vez que o queremos arrancar. Ora bem, acabei de integrá-lo com o kdm, e como eu sou muito bom a criar scripts, na verdade ainda estou para saber onde foi que aprendi a criar scripts tão fabulosos como estes, concerteza vocês vão achar um piadão a isto, mas é o melhor que estou a conseguir com aquilo que sei fazer:

Ora vamos lá, integração ao kdm:

criei este ficheiro novo:
/usr/share/apps/kdm/sessions/02Metisse.desktop
(a localização pode diferir noutras distros, esta é mandriva)
e meti nele este conteudo:
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Metisse
Comment=Metisse
TryExec=/usr/bin/startmetisse
Exec=startmetisse
Icon=
Type=Application


depois é claro que criei um
/usr/bin/startmetisse
o marquei como executável e escrevi nele isto:
#!/bin/bash
Xwnc -ac -geometry 1024x768 :1 &
sleep 5
metisse-start-fvwm -wd :1

1024x768 é a resolução que vai usar, deve ser adaptado à necessidade de cada um.
Descobri que se desse os dois comandos seguidos o 2º falhava, mas se esperasse um bocado já não acontecia, daí o sleep 5, que pode não ser a melhor solução mas foi o que se arranjou.
a parte do :1 ainda me deixa um bocado perplexo, pois isto arranca e fico apenas com um écran gráfico na mesma, suponho que deveria ser :0 mas falhava.
no caso da versão que tenho, o metisse arranca com o metisse-start-fvwm, mas já li que existem versões que arrancam simplesmente com um tal de "metisse-session".

Com isto, pode-se chamar o metisse apartir do login manager kdm.

Agora o que falta fazer:
Já arranco o metisse comodamente, mas o metisse só é muito pobre para se considerar um desktop, então é preciso chamar outras funcionalidades. Acontece que o metisse práticamente não tem um gestor de configurações, o que tem é muito escasso, e não gosto da barra (painel) dele.

Preciso que arranquem automaticamente programas logo a seguir ao metisse arrancar, mas não descubro se o metisse tem alguma coisa parecida com "autostart". Se adicionar os programas que quero ao
script /usr/bin/startmetisse eles não arrancam e não consigo ver que erros podem estar a dar, isto mesmo usando mais tempos de espera "sleep".
Preciso arrancar automaticamente uma barra, kicker ou ksmoothdock, e também kmix, kpowersave, etc...
Posso criar um script com a sequência de programas que quero a arrancar, mas tenho que chamar esse script manualmente após cada arranque do metisse. Tenho estado a fazê-lo para testes e neste momento estou a escrever isto com desktop metisse. :)

Ainda preciso trabalhar num autostart, se alguem quiser contribuir com ajuda, podemos todos beneficiar, e olhem que o metisse não é apenas fogo-de-vista como o beryl, isto tem poucos efeitos mas todos eles parecem úteis.

6 comentários:

WOW, melhoria :)

se substituit o Xwnc por Xmetisse já não preciso usar o sleep, ficando o
/usr/bin/startmetisse nisto

#!/bin/bash
Xmetisse -ac -geometry 1024x768 :1 &
metisse-start-fvwm -wd :1


Arranca mais rápido agora

Uns screenshots do resultado até que davam jeito, não é?? :P

Anónimo disse...
10 maio, 2007 21:28
 

eu tou para experimentar isso, mas nao tou a perceber uma coisa:

O mandriva e muito facil de utilizar e customa ter "tudo feito"

isto nao traz?

lembro-me que aquilo trazia uma opçao para configurar compiz/xgl/compiz...

@Red...
Screenshots já os há vários pela net... eu não consegui nada mais espectacular do que já se vê. E essa ideia fez-me descobrir mais um defeito em cima de outros que já tinha encontrado.
Isto acabou por ser uma decepção. Arrancar o metisse directamente não presta, é muita coisa que não funciona, inclusive os screenshots retornam todos fotos pretas.
O melhor é seguir pelo processo mais arcaico, arrancar kde, chamar o script que arranca o metisse (que pode ser um clique num icon), e depois chamar outro script para arrancar o que falta no metisse, desta maneira com o kde a funcionar por trás já não se tem tantas faltas de funcionamento, mas mesmo assim alguns programas simplesmente não arrancam por se estar a usar janelas metisse. GoogleEarth é um deles.
Ontem estava muito entusiasmado com isto e hoje estou decepcionado, o metisse é apenas mais um exemplo para nos mostrar o que é possivel fazer num desktop, mas ainda está muito longe de se poder tornar um desktop funcional, porque muita coisa que usamos simplesmente não funciona. :(

@Joao.
o metisse vem em pacotes do mandriva 2007.1 sim, mas não julgues que isto tem alguma coisa a ver com o compiz. É preciso correr comandos para o veres a funcionar, para o arrancares mais fácil (clique), tens que criar pelo menos um script e um icon para esse script.

Bom, vocês não pensem que desisti disto porque não foi isso que aconteceu... na verdade tenho estado a descobrir mais umas coisas... basicamente personalizações do metisse para já.
Quando tiver informação mais concreta, volto a postar.

@joao.
Na verdade o centro de controlo da Mandriva tem, em configurar efeitos 3D, opções para activar metisse e beryl, mas por incrível para possa parecer, ainda não vi aquela ferramenta dar frutos: na maioria das máquinas a ferramenta nem avança, limita-se a dizer que o sistema não suporta 3D, é o que acontece nesta máquina e no entanto, manualmente consegui meter tanto o metisse como o beryl a funcionar.
Numa outra máquina em que a ferramenta aceitou configurar o 3D acabei por ficar com o sistema tão lento que era impossivel trabalhar com ele e tive que remover pacotes manualmente (em linha de comandos) para desfazer o que a ferramenta fez, e acabei por configurar o beryl à unha nessa máquina também.

Salve Arame Farpado!

Muito bons artigos os dois! Só que estou com um problema…

Tenho um Slackware 11.0 e instalei o Nucleo e o Metisse do Slacky it.

Agora, executando do console, simplesmente não levanta um gráfico!

O metisse e o fvwmi rodam normalmente, mas não levanta um modo gráfico.

Tentei com:

Xmetisse -geometry 1024x768 -ac :1 &
metisse-start-fvwm -wd :1

E com:

exec xinit /usr/bin/metisse-start-fvwm -wd :1 -- /usr/bin/Xmetisse :1 -geometry 1024x768 -ac

Mas o resultado é sempre o mesmo.

Sabe o que está acontecendo ou onde encontrar informações sobre o que pode estar acontecendo?

Desde já muito obrigado!

[]'s