06 maio 2007

Partilhar impressora local em rede

Isto é para quem partilha uma impressora local (ligada a usb ou paralela) numa rede... não serve para as verdadeiras impressoras de rede. Alguém tem uma coisa dessas em casa? ;)

Indo a http://localhost:631 de cada pc acedemos ao servidor cups da maneira mais directa, e neste servidor encontramos duas opções que têm a ver com a partilha de impressoras em rede.

No Pc que tem a impressora local a partilhar, deve-se activar a opção de "publicar impressoras na rede" e também na impressora que se vai partilhar, activar a opção "publicar impressora".

Agora, nos Pc's clientes (os que vão usar a impressora que não é deles), acho que não se deve utilizar a função "Mostrar impressoras publicadas na rede", porque isto só nos vai enganar:
Ao usar esta opção no cups dos clientes, a dita impressora partilhada aparece logo no gestor de impressoras sem que seja preciso configurar alguma coisa. Isto iludiu-me durante alguns dias, a impressora estava no gestor de impressão mas era muito dificil usá-la, além de que o sistema ficava anestesiado quando mexia no gestor de impressoras.

De todas as opções disponíveis a que me deu melhores resultados foi:
No servidor activar a opção de "publicar impressoras".
Nos clientes não activar a opção de "mostrar impressoras publicadas", em vez disso, chamar a ferramenta foomatic que aparece ao "adicionar impressoras" e escolher não impressora mas sim "servidor cups remoto" e seguir por aí, defenindo 1º a localização do servidor remoto e depois a impressora na mesma sequência.
Esta foi realmente a maneira de configurar os clientes que melhores resultados me deu.

Resta dizer que se existir uma firewall a controlar o tráfego interno, devemos abrir a porta 631 (ipp), e o protocolo http pelo menos enquanto estamos a configurar as coisas. Caso o Pc dono da impressora tenha nele configurado quais os utilizadores que podem usar a impressora, então nos Pc's clientes, configurar o cups para usar um dos username autorizados, isto aparece na "configuração do gestor de impressão".
Por exemplo, se o Pc dono da impressora tiver definido nele que apenas os users "ricardo" e "manuel" têm permissão de imprimir, e num Pc cliente existirem users "joao" e "lurdes", se ao imprimir, o trabalho vier com o nome do user que o accionou, ao chegar ao Pc que serve, o trabalho bate na trave. Então no gestor de impressão do cliente escolhe-se um user autorizado do Pc que serve. Isto não fica tão confuso depois de se começar a ver as coisas a funcionar.

Devem ter reparado que descrevi ferramentas do kde, os utilizadores de gnome que desculpem mas não vou falar como se faz num ambiente que conheço mal, até porque não sei.

7 comentários:

Eu estava a fazer algo semelhante por aqui, porém não sabia ainda como. Eis que decidi antes dar uma lida (o que faço quase todos os dias) no Planeta GNU/Linux Brasil, e lá está, logo de primeira, o seu artigo. Utilizo o Gnome, porém deu pra captar sim como devemos proceder. A ferramenta de gerenciamento de impressoras do Gnome que usa o Cups tem funcionalidades semelhantes.

Quando eu tiver os resultados da operação, colocarei aqui. Muito obrigado!

Da mesma maneira que me sinto ajudado ao ler coisas que outros escrevem, tambem é bom saber que o que escrevo serve para ajudar outros.
Muito obrigado eu :)

Consegui com muita facilidade aqui no Gnome:

As configurações do servidor, fiz pela interface do Cups em http://localhost:631.

No(s) cliente(s), basta ir a Sistema > Administração > Impressão > Nova Impressora, daí informar o tipo de impressora como "Impressora de Rede", selecionar "Impressora IPP ou em servidor CUPS" e informar a URI dela. Aqui, por exemplo, digitei ipp://192.168.0.5/printers/DeskJet-3940. De resto, as demais configurações são as mesmas de uma impressora local.

http://img384.imageshack.us/my.php?image=capturadatelavncdaltonhzb0.png

... e quando ligamos o nosso portátil ubuntu (6.10) à rede no serviço e pretendemos, realmente, imprimir algo na impressora de rede. Bom e se essa rede for windows ? O que fazer ? sugestões precisam-se p.f.

@alexx
Vê este guia: http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Edgy#How_to_print_on_remote_Ubuntu_machine_via_samba

alexx
qualquer interacção em rede entre linux e windows requer o programa samba.

Nesta parte acho que sei menos que tu, no momento não tenho nada com windows em casa para sequer fazer experiências.

mas atenção, se realmente se trata duma verdadeira impressora de rede e não uma local partilhada, então basta apontares ao ip da impressora e configurá-la. Não é preciso o samba para isto, o que é preciso é teres um ip teu para te inserires na rede.