27 maio 2007

Scanner de porta paralela


Têm um destes velhinhos Scanners de porta paralela e quando o ligam, nem o xsane nem o kooka o detectam? Acham que logo por azar o vosso scanner não é suportado em Linux? Pois bem, eles funcionam :)

A detecção deste tipo de scanner vem, desactivada de "origem" pelo SANE, porque segundo li, estes Scanners são conflitosos... bem, é verdade, se alguém estiver a imprimir na porta paralela e arrancar um programa que sonde a dita porta à procura de scanners, então o trabalho de impressão fica arruinado, o mesmo acontece se estivermos a digitalizar alguma coisa e mandarmos imprimir ao mesmo tempo para uma impressora na mesma porta. Então a detecção de scanners na porta paralela vem desactivada para evitar este tipo de incidentes. No caso de querermos usar um destes scanners temos que activar essa detecção:

Comecem por explorar o conteudo do ficheiro
/etc/sane.d/dll.conf

lá dentro algumas linhas estão comentadas (desactivadas), e basta retirar o "#" inicial para activarmos a linha. Supondo que temos um Canon de porta paralela, activamos a linha
"#canon_pp.conf" removendo apenas o "#".

depois abre-se o ficheiro
/etc/sane.d/canon_pp.conf
e descomentamos também a linha referente ao modelo de scanner que temos.

Este tipo de scanner costuma usar apenas o /dev/parport0, então verifiquem também se os users têm permissões de acesso a este "device".

Nem é preciso reiniciar sistema, depois das alterações nos ficheiros e verificação da permissões do /dev... basta arrancar xsane ou kooka para estar lá o scanner pronto a usar.


E boas digitalizações...
ArameFarpado

2 comentários:

Scanners SCSI são melhores para Linux?

E não é que a sua dica salvou um scanner velho do lixo?

Um abraço e obrigado.