26 maio 2007

WebOS, cada vez mais uma realidade.

O meu colega do Planet Geek, o Codedmind, colocou um artigo sobre o Desktoptwo, um WebOS. Venho aqui aprofundar um pouco mais esse assunto dos WebOS. Ora, um WebOS é um Sistema Operativo via Web, bastando ter um PC rudimentar ou um terminal, apenas com um browser e ligação à net, para ter acesso a esse Sistema Operativo, ficando assim o utilizador com acesso a tudo o que necessite. Seja email; seja espaço de armazenamento para as suas fotos, filmes, mp3, trabalhos ou documentos; seja programas de office ou editores de imagens, notas ou lembretes, players de vídeo e aúdio, jogos (Second Life é um exemplo), ou seja tudo o que agora tens no teu PC. Muitas destas coisas já o Google com os seus serviços, nos disponibilizam, excepto o Sistema Operativo propriamente dito, mas os rumores há muito que correm pela net em como o Google anda a trabalhar nele.

Vantagens em usar um WebOS é não ter necessidade de ter um verdadeiro PC físico, nem de se preocupar com qual o SO a usar no PC, pois não precisará de o ter. Deixará de fazer sentido andar com um portátil com todos os seus trabalhos e programas atrás de si e para todo o lado, porque o "computador" está em todo o lado virtualmente, apenas à distancia de uma ligação à net. Ligação essa que a curto prazo deverá ser wireless e estender-se-á à maior parte do território habitado, em especial nos países desenvolvidos. No teu "PC" ou terminal de acesso ao teu WebOS, não precisarás de disco rígido, programas instalados, não terás problemas com programas ou com o SO, necessidades de upgrades/updates, badware, reinstalações, etc.


No que respeita a desvantagens, é a necessidade de uma ligação permanente à net/WebOS, é o depender de terceiros para fazer os teus trabalhos, guardar e ter privacidade com os teus documentos, depender dos programas fornecidos e concerteza pagar para usar tudo ou uma parte disso. E outros problemas se levantam: queres ripar um DVD, como o farás? Será que nesses WebOS forneceriam ferramentas para essa finalidade? Muitos outros problemas vos passarão pela cabeça, de certeza...



Mas a verdade é que caminhamos nesse sentido e os WebOS já são umas dezenas e muitos mais aparecerão. Deixo aqui uma lista de WebOS, potenciais WebOS ou WebOffices, para que possam conhece-los e testá-los:



3 comentários:

Comentário aqui: http://amdias.com/index.php?id=204

Um abraço,
Américo

web3.0 aqui vamos nós!

Codeorama Software desenvolve um webos nacional, visite: http://www.codeorama.com