06 junho 2007

Agora o spyware já não é uma coisa má?

Não há muito, o spyware era anunciado nos sites de notícias, fóruns e blogs, como algo de ruim e que era preciso evitar de instalar a todo o custo. Muito do spyware vinha junto com outros programas, era instalado sem que o utilizador o soubesse, espiava o utilizador conforme assim programado e muitas vezes ainda se armava em difícil para ser desinstalado. Como tudo muda em tão pouco tempo.

in Exame Informática:
No Verão será disponibilizado em Portugal o Windows Genuine Advantage (WGA) para ajudar tornar o Windows Vista mais seguro. Este programa, já disponível para XP e agora actualizado e reforçado para o Vista, confere se a cópia do sistema operativo é genuína e oferece ferramentas anti-pirataria mais sofisticadas.

Pelos vistos agora já é perfeitamente normal instalar spyware nos PCs dos utilizadores (de windows, claro), tal como parece ser aceitável por parte do rebanho ter um programa no SEU próprio PC a espiá-los, recolher dados e depois enviá-los sorrateiramente para a Microsoft.

Nesta notícia também fiquei a saber que os Windows piratas ou CÓPIAS ilegais do Windows, são mais sujeitas a vírus.
Para Rui Cruz, responsável pelo Windows em Portugal, “o WGA protege a propriedade intelectual e os clientes, pois esmagadora maioria dos ataques e propagação de vírus dá-se sobretudo nos computadores com cópias ilegais”.

Então como ficamos? Afinal a cópia ilegal é ou não é uma CÓPIA? Se é uma cópia, tanto o original como a cópia estão sujeitas ao mesmo perigo. Se a diferença está em que uma tem direito a updates de segurança e outra não, parece-me que então a Microsoft está a favorecer as tais propagações de vírus, não se importando com os danos dos utilizadores desses sistemas operativos, só porque eles não pagaram a taxa à Microsoft.

Ahhh, nada como um sistema operativo GNU/Linux, onde o utilizador não é enganado com spyware vindo da própria empresa que lhe fornece o SO. E se tem um verdadeiro SO, robusto, seguro, estável e praticamente imune a badware.

15 comentários:

O que o Sr. Rui Cruz quer dizer é que, como há mais cópias piratas que originais, as cópias piratas são mais susceptíveis a apanhar viroses. hehe

Agora fora de brincadeiras, como é que o WGA torna o sistema mais seguro? Tem um sistema anti-spyware, uma firewall e um av integrados??

Pelo que tenho lido, as cópias ilegais são um sussego, crackam-se e pronto, depois haverão arranjar maneira de conseguir updates e SPs (quando sairem) já crackados.
Enquanto quem tem as cópias registradas leva com uma seca a registrá-las, e se por acaso mexe no Pc, para mudar de placa de som ou outra coisa qualquer, tem que voltar a registrar, o que muitas vezes passa por telefonar para a microsoft e como um cãozinho, ter que explicar o que fez e porque o fez... e quase fazer um "bóbó" para lhe darem um chave de registro nova.

Fico admirado com a quantidade de pessoal que diz que teve que reinstalar o Vista (porque será) e depois apontaram-lhe o dedo que está a usar uma chave de registo já usada... toca a telefonar, vai de implorar, vai de mandar os gajos prá #%#$%#&(&...
É simplesmente aquilo que tenho lido. O vista está a dar uma barracada maior que o XP deu quando saiu.

"O que o Sr. Rui Cruz quer dizer é que, como há mais cópias piratas que originais, as cópias piratas são mais susceptíveis a apanhar viroses."

O que o Sr. Rui Cruz quis dizer está aqui:

http://www.microsoft.com/windows/products/windowsvista/buyorupgrade/genuine/default.mspx

Porque insistem em comentar sem a informação completa?

E não, não estou, nem quero saber se vocês acham que é bom ou é mau, é simplesmente assim, quem gosta gosta, quem não gosta não gosta.

Continuo sem perceber. Li isso e não consegui perceber como o WGA vai tornar o sistema mais seguro. Será que aquela versão LiveDVD do Vista que já circula pela net não está tão protegida quanto a original por não ter WGA?! Ou aquela pré-activa... Não percebo.

Então é isso!! O Victor não usa AV nem firewall nem o-rai-co-parta: usa o WGA!!!

Na volta ele ainda aparece aqui a deixar 5000 links para sites (da micro$oft...) onde se demonstra que o WGA é uma obra prima e que a culpa das barracadas é dos utilizadores, dos programadores, dos fumadores, das peixeiras do Bolhão, dos iogurtes líquidos com sabor a morango e do Scolari.

@p:
Os iogurtes líquidos de morango não têm culpa. Os de pêssego, esses sim; os de morango não.

O site tá a ficar muito windows...

eles não precisam de publicidade, nós sim!

deixem lá o anónimo acreditar naquilo que quiser, já conheci muitos utilizadores de windows que acabaram por bater com a cabeça e achar outras alternativas como viáveis.

Vocês nem irónico sabem ser mas aqui vai...

Uma das diferenças ao não validar, é o facto de não receber todas as actualizações de segurança, e algumas das funcionalidades não ficarem disponiveis, no dominio da segurança salvo erro é o Defender.

Em relação aos links do site da MS, se quiser inforação oficial queres que a vá buscar onde? a algum fórum?

Mas espero que no futuro façam algum esforço para ler e tentar perceber, porque pode acontecer que eu não esteja por cá e é chato ficarem na ignorância...

Sim caro P, não uso AV e uso FW. Custa-lhe perceber isso? Infelizmente já percebi que as suas dificuldades são constantes e não se reduzem a isto...

A falta de experiência e de conhecimento que manifesta sobre o Windows são confrangedoras...

Victor

O Victor tem razão se querem informação oficial tem que ir aos sitios certos. E o WGA não passa de uma aplicação para validar o produto MS e impedir que aqueles que não são validados não tenham acesso a updates e outras coisas.

Já agora fica aqui uma pequena história da boa acção que fiz ontem.
Ontem tive que ajudar um colega meu que comprou uma revista que trazia um CD com videos sobre o Vista e outras coisas da MS, nomedamente o WGA, e quando ele o instalou, surpresa o seu XP não era original. Ele telefona-me e diz-me que agora não consegue fazer updates e tem sempre um icone a alertar para isso no tabuleiro do sistema e que aquilo o irrita profundamente. Eu disse-lhe que podia ir até lá apresentar-lhe um S.O. novo, mas que não ia instalar cópias ilegais do XP ou Vista. Ao invés levei o DVD que veio este mês com a Examee Informática que traz o Caixa Mágica 11 e instalei-o em dual boot para que ele posa começar a passar os seus documentos para o Linux e um dia livar-se do WIndows. Ele ficou um bocado chateado com a ideia, mas eu disse-lhe ou compras o Windows ou então vais chatear outro que esteja disposto a ser pirata...
Já agora um bem haja ao pessoal da Exame Informática por disponibilizarem um S.O. nacional...

Não resisti e aqui vai disto:
http://youtube.com/watch?v=yiF8YVmBOxg&mode=related&search=

Hoje vai ser dificil parar:
http://youtube.com/watch?v=5NoGbLI3ePA&mode=related&search=

O que não falta para aí são cracks para o WGA. E se pesquisarem mais um pouco, encontram serials válidos.
E o autopatcher?! Vem sempre com os updates todos, pelo menos para o xp

O primeiro vídeo está brutal!