23 junho 2007

Aliviar a /home, para os utilizadores do Nautilus

Andava a desconfiar que o espaço ocupado pela minha /home andava a aumentar constantemente, devagar mas sempre a aumentar. É certo que os muitos mails que para aqui tenho armazenados, ajudam muito a que isso aconteça, mas...
Então é assim, fica novamente aqui a dica para quem usa o Gnome, especialmente toda essa malta do Ubuntu:

find ~/.thumbnails -type f -atime +7 -exec rm {} \;


É que o Nautilus vai armazenando os thumbnails todos e ao fim duns meses, já começa a pesar! Já tinha mais de 400MB à conta, e tu?

6 comentários:

O kde/konqueror também cria esses thumbnails para tudo o que é documentos, imagens, videos, etc... abaca por ser uma maneira de acelerar a apresentaçao dos ficheiros quando temos os previews ligadosPara se encontrar fácil esses espaços ocupados recomendo usar o filelight ou o baobab.

Neste momento tenho 200Mb em thumbnais e 700Mb na cache do googleearth...

Uso o kde/konqueror e vou com alguma frequência ao centro de controlo, para limpar o cache de miniaturas, ou seja ele apaga os thumbnails, que estão na pasta /home/USER/.thumbnails/ pasta "large" e "normal". É preciso dar esse comando no Gnome para apagar os thumbnails? Não há maneira de o fazer em modo gráfico? Não me levem a mal, eu até acho o Gnome mais bonito graficamente que o Kde, mais o bicho é muito estranho para quem sempre usou o kde. :P

@_sk_
Quando vais ao centro de controle clicar no botãozinho para limpar a cache dos thumbnails, estás a dar um comando parecido a este. Acho que não é difícil agarrar numa aplicação para criar um pequeno programa gráfico para fazer isso em Gtk, mas sabendo fazer as coisas pela linha de comandos, para quê usar um programa gráfico? Gajo que goste de Linux, é só linhas de comandos! Kde e GUIs é para os outros :P

É claro que a linha de comandos é uma poderosa ferramenta de trabalho, e muito útil para trabalhos "pesados", pode-se até adicionar esse comando ao crontab (ou outro adaptado ao kde) para limpar os thumbnails sem ter que se preocupar mais com isso. Mais algumas tarefas é mais pratico usar o ambiente gráfico, se assim não fosse para que usar o gnome kde etc...? Usar o Linux só em linha de comandos é o mesmo que usar uma camisola vermelha sem o emblema do glorioso :P

Eu ainda não preciso porque só tenho cento e poucos megas, mas daqui a uns tempos, à velocidade que saco wallpapers, vou precisar desta dica.

Minha pasta de miniaturas ocupa 60 megabytes. A maioria das minhas miniaturas é de imagens, documentos e vídeos que estão em meu disco rígido, então não faz sentido eu apagá-las, porque elas serão recriadas logo. Se eu estivesse preocupado com o espaço ocupado pelas minhas miniaturas, eu as desativaria de uma vez.

Quanto à interface gráfica: o Analisador de Utilização do Disco (Baobab) permite descobrir quais pastas estão ocupando espaço. Aí basta usar o Nautilus para excluir a pasta! Para exibir arquivos e pastas ocultos e de backup, basta escolher o item de menu adequado ou pressionar Control+H.